CRCCE participa de reunião com Conselhos de Classe para debater PEC 108

Foto: Divulgação OAB Seccional Ceará

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC/CE) participou, na última sexta-feira (26), de reunião com todos os Conselhos Regionais do Estado, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, a fim de debater a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição 108/2019, que dispõe sobre a natureza jurídica dos conselhos profissionais. Na ocasião, estiveram presentes o conselheiro Lourival Alves Cavalcante, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCCE, Eduardo Araújo.

Dentre as propostas, definiu-se a elaboração de uma agenda política local e apresentação de documento , que deverá nortear o posicionamento de todos os conselhos e ser encaminhada a todos os 22 deputados federais do Ceará e os 3 senadores da república, com o objetivo de conseguir a oficialização desse apoio à causa de manutenção do sistema do conselho.

Segundo Lourival Alves Cavalcante, a sociedade é que sairá no prejuízo, pois os conselhos também são defensores dos interesses sociais.“O Conselho Federal de Contabilidade, juntamente com os demais Conselhos Federais, estão juntos nessa discussão, para que possamos aprofundar as questões e sermos ouvidos, nesse tema tão importante para a sociedade brasileira”, ressaltou.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC/CE, Eduardo Araujo, acredita que a aprovação da PEC 108 da forma como está resultaria num caos para o país. “Não teríamos mais o controle das profissões, nem fiscalização. Todas as lideranças que fazem a profissão contábil devem se engajar fortemente para extinção ou modificação da PEC 108”, frisou.