Plenária de maio apresenta balanço da Semana do Profissional da Contabilidade

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC/CE) destacou as ações realizadas na Semana do Profissional da Contabilidade 2019, durante sessão plenária do mês de maio, realizada na última segunda-feira, 20.

O presidente do CRCCE, Robinson de Castro, pontuou as ações promovidas pelo Conselho. “Tivemos um mês de eventos importantes para a valorização da classe contábil”, ressaltou o presidente. Como destaque, o evento Troca de Ideias com bate-papo com a nova secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, e mais de 100 profissionais da contabilidade no Hotel Gran Marquise. A ação agregou a programação da Semana do Profissional da Contabilidade, ocorrida de 17 a 28 de abril. O CRCCE também promoveu, no dia 10 de maio, o evento Raio X – Desafios da Profissão Contábil. O evento aconteceu no Hotel Praiano, em Fortaleza, reunindo cerca de 80 pessoas, dentre elas representantes de instituições de ensino superior da área, entidades de classe, empresários contábeis, delegados do CRCCE, conselheiros e representantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

De acordo com avaliação da vice-presidente de Ações Institucionais, a Semana do Contabilista, ocorrida entre os dias 18 e 28 de abril, ”teve grande repercussão na mídia e ampliou o alcance das ações do CRCCE para a sociedade”. Em março, o CRCCE iniciou parceria com o Sistema Verdes Mares e respondeu às principais dúvidas dos contribuintes sobre a declaração do imposto de renda semanalmente até o dia 30 de abril, data limite estabelecida pela Receita Federal para a prestação de contas com o Fisco. Somente nos nos meses de março e abril, mais de 60 inserções na mídia foram registradas, como TV Verdes Mares, TV Diário, TV Ceará, TV Assembleia, TV Fortaleza, jornal Diário do Nordeste, jornal O Povo, além das rádios Verdes Mares (Verdinha), O Povo/CBN, Jovem Pan News, Tribuna Band News, Dom Bosco, Universitária, Assembleia, Cidade AM, com entrevistas concedidas pelo presidente Robinson de Castro, além dos conselheiros Valdemir Alves, Francisco Pinheiro, Augusta Barbosa, Marcus Vinícius, dentre outros.
Durante a plenária, também foi anunciada a criação da Comissão de Engajamento Acadêmico, composta por membros da Executiva Regional de Estudantes de Ciências Contábeis. “É uma forma de desenvolver novas lideranças para nossa classe”, frisou a vice-presidente de Ações Institucionais, Augusta Barbosa.

Já o conselheiro Eliezer Pinheiro foi conduzido formalmente ao cargo de secretário do Conselho de Defesa do Contribuinte (Condecon) para a gestão 2019-2021, representando o CRCCE. A solenidade de oficialização da posse foi realizada na Federação das Associações do Comércio, Indústria, Serviços e da Agropecuária do Ceará (Facic). A titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Fernanda Pacobahyba, e o vice-presidente da Facic, José Damasceno Sampaio, tomaram posse, respectivamente, como presidente e vice-presidente do colegiado.