Dia do Profissional da Contabilidade é celebrado na Assembleia Legislativa

O Dia do Profissional de Contabilidade – celebrado em 25 de abril – foi comemorado em sessão solene, nesta terça-feira (23/04), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa.

Segundo o deputado Evandro Leitão (PDT), autor do requerimento que deu origem à solenidade, a categoria está entre as que mais empregam mão de obra em todo o Brasil. “São aproximadamente 21 mil profissionais de contabilidade no Estado, que ocupam postos seja na área de gestão, atuando como perito, ou dentro de uma empresa. Portanto, em uma data importante como essa, nós, enquanto Assembleia Legislativa, não poderíamos deixar de fazer esse reconhecimento público”, ressaltou.

O contabilista Francisco Orlando Silveira Pereira apontou que a profissão atualmente está passando por uma grande transformação, uma vez que nos encontramos na era da inteligência artificial.

“Eu sempre digo que a profissão de contabilidade jamais será substituída, mas, sim, será modificada a forma como a gente está exercendo a nossa atividade. Aos nossos colegas, essa é a mensagem que a gente deixa: não se preocupem, a profissão contábil jamais irá acabar. No entanto, se faz necessário que todos procurem se adaptar a esse novo momento” salientou.

A vice-presidente de Ações Institucionais do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC/CE), Francisca Augusta Barbosa destacou o importante trabalho realizado pelos profissionais homenageados para que a categoria se mantenha em constante crescimento e renovação.

“Foram exatamente essas pessoas que estão sendo homenageadas que mostraram para a sociedade que a classe contábil cearense cresce, forma novas lideranças e transforma pessoas, e que as pessoas que fazem parte dessa classe podem se completar e não serem concorrência”, afirmou.

Receberam homenagens os profissionais da contabilidade Arilo Deodato Lima, Francisco Orlando Silveira Pereira, Milton Pessoa Cavalcante e Francisco Paulo Pimenta.

Também participaram da solenidade a secretária de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França; o presidente do Sindicato dos Contabilistas no Estado do Ceará, Manoel Pinheiro Cavalcante; o presidente da Associação dos Contabilistas do Estado do Ceará (Acontece), Cláudio Daniel Dias Sales; e o diretor da Marpe Contabilidade, Pedro Coelho Neto.

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará