Zap Leão: CRCCE disponibiliza tira-dúvidas sobre Imposto de Renda 2019

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE) disponibilizou serviço que utiliza o aplicativo WhatsApp para responder dúvidas frequentes relacionadas ao preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF 2019). O Zap Leão estará disponível até dia 30 de abril, fim do prazo de apresentação da declaração do Imposto de Renda 2019, no número: 98191.2808.

Pelo quarto ano consecutivo, as dúvidas podem ser encaminhadas 24 horas por dia e são respondidas gratuitamente por profissionais da contabilidade, por ordem de envio, em horário comercial. A ação é promovida por meio da comissão de Normas Técnicas Aplicadas à Legislação Fiscal e Tributária.

Destaca-se como principais mudanças na DIRF 2019, informar à Receita Federal o CPF de dependentes de qualquer idade. Até o ano passado, a obrigatoriedade era apenas para dependentes a partir de 8 anos. Após 24hs do envio da declaração é possível saber se caiu ou não na malha fina da Receita Federal, com o aprimoramento do monitoramento dos contribuintes.

Somente em 2018, o serviço recebeu mais de 10 mil perguntas. “As perguntas mais comuns são relacionadas aos dependentes e às despesas com saúde e educação”, afirma o conselheiro do CRCCE, Valdemir Alves. Apesar de toda ajuda para sanar as dúvidas com o Imposto de Renda, recomenda-se o auxílio do contador para evitar qualquer penalidade por parte do fisco.