Avanços nas demandas da classe contábil são debatidos durante Sessão Plenária

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE) realizou sessão plenária referente ao mês de março, na última terça-feira, 26, reunindo o conselho diretor e demais conselheiros, na sede da entidade. Os principais avanços em relação às demandas da classe contábil foram apresentados durante o encontro.

O presidente do CRCCE, Robinson de Castro, informou o mais recente êxito referente aos pleitos apresentados aos órgãos públicos. Na última semana, a Receita Federal acatou o pleito apresentado pelo CRCCE, em parceria com a Secretaria de Finanças de Aracati (CE). Após o diálogo entre as entidades, mais um servidor para unidade de atendimento da Receita Federal no município de Aracati (CE) foi autorizado, a fim de agilizar os serviços solicitados pelos contribuintes da região, bem como proporcionar celeridade na resolução das demandas requeridas. O pedido foi realizado por meio do Ofício 2019/155, enviado em fevereiro. O funcionamento da Agência da Receita Federal de Aracati passou a atuar com três funcionários desde a última terça-feira (26).

O conselheiro Lourival Cavalcante, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), participou da plenária e assegurou a intermediação das demandas do Regional junto ao Conselho Federal. “Quero fazer o melhor para colaborar com as demandas do Estado do Ceará”, frisou o conselheiro. O vice-presidente de Integração Estadual, José Avelar Gomes, aproveitou a oportunidade para agradecer a recepção concedida aos representantes do CRCCE, o delegado do município de Ipu (CE), Edilson Ferreira, o colaborador do CRCCE, Átila de Sousa, e próprio Conselheiro Avelar, durante visita ao Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília (DF), realizada nos dias 12, 13 e 14 de março, por meio do projeto CFC em Um Dia. “Gostaria de agradecer a recepção do Conselheiro Cavalcante, em Brasília, e parabenizar pelo trabalho desempenhado no Federal. Essa visita foi muito importante para estreitar as relações e promover o repasse de informações”, concluiu o conselheiro Avelar.  A finalidade do projeto é promover a participação dos profissionais das entidades representativas da classe oriundos de todas as regiões do País (delegados e representantes regionais, conselheiros e funcionários contadores do CRCs,) nas discussões e debates que envolvem o Sistema CFC/CRCs.

O projeto prevê um sorteio mensal durante a reunião Plenária, por meio do qual são definidos os profissionais que visitarão as instalações do edifício sede, em Brasília(DF), no mês subsequente, além da participação efetiva desses profissionais nas reuniões de Câmaras e Plenárias do CFC.

Também houve relato das Câmaras do CRCCE: Desenvolvimento Profissional, Controle Interno, Registro e Fiscalização, bem como balanço e participação em eventos do período.