CRCCE e entidades de classe se reúnem com a nova Secretária da Fazenda

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE) e entidades de classe se reuniram com a nova Secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, para debater as pautas prioritárias da classe contábil. O encontro aconteceu na tarde de ontem (07/02), na sede da SEFAZ.

A primeira titular da Secretaria da Fazenda do Ceará abriu o encontro enfatizando a importância do diálogo com os representantes da classe contábil e a implementação do Conselho Estadual de Defesa dos Contribuintes, formado por 18 membros de diversos segmentos da sociedade, dentre eles representantes do CRCCE. “Precisamos estabelecer um diálogo com a classe contábil e, neste primeiro momento, trataremos especificamente da simplificação tributária“, ressaltou Fernanda Pacobahya.
A disponibilização do aplicativo gratuito do Módulo Fiscal Eletrônico – MFE, para as empresas que faturam até R$ 250 mil foi uma das pautas apresentadas. De acordo com a gestora, o aplicativo encontra-se em processo licitatório. A SEFAZ estuda utilizar a nota fiscal de venda eletrônica passando pelo integrador, enquanto o aplicativo é disponibilizado.

Na ocasião, o presidente do CRCCE, Robinson de Castro, sugeriu a criação de mecanismos, como grupos de trabalho, para tratar temas mais técnicos e relevantes para o segmento. Encontros bimestrais estão previstos para oferecer celeridade às pautas levantadas pela classe contábil na ocasião. “A Sefaz sempre foi parceira do CRCCE e das entidades de classe. Nosso papel é de colaboração para criarmos uma agenda positiva para favorecer os contribuintes e auxiliar nas ações do governo”, assegurou.

Também participaram do encontro a vice-presidente Institucional do CRCCE Augusta Barbosa; o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Ceará- (SESCAP/CE), Gilson Silva de Castro e a vice-presidente, Solange Marinho; o presidente da Associação dos Contabilistas do Estado do Ceará (ACONTECE), Cláudio Daniel Dias Sales; o presidente da  Associação dos Contabilistas da Região do Cariri Cearense (ACRECE), Rodrigo Gomes; o presidente Sindicato das Concessionárias do Ceará (SINDCONT -CE), Manoel Pinheiro Cavalcante e os conselheiros do CRCCE, Eliezer Pinheiro, Emerson Miranda e Israel Frota.