CRCCE promoveu diversas capacitações na Região do Cariri

Os profissionais da contabilidade da Região do Cariri contaram com três importantes eventos no último fim de semana. O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE), em parceria com a Junta Comercial do Ceará (JUCEC), apresentou temas diversos na Faculdade Juazeiro do Norte (FJN), mobilizando a classe contábil.

A primeira palestra ocorreu ainda na sexta-feira, 25.  A classe contábil pode conferir a palestra Adesão dos Municípios à REDESIM, ministrada pelo vice-presidente da JUCEC, Caio Rodrigues e o analista de TI, Victor Lima.  Em seguida, o tema Registro Digital das empresas abordou as possibilidades de tramitação de todo o processo de abertura, alteração e extinção de empresas 100% pela internet, com assinatura digital e segurança jurídica. A documentação para registro deve ser assinada através de certificado digital, que retira a exigência de apresentação do Registro Geral, RG, dos sócios e empresário da empresa, tendo em vista que já foi apresentado no registro da assinatura na entidade certificadora. Além disso, a assinatura digital permite maior segurança, por dificultar a falsificação.

O Workshop SPED, realizado último sábado, 26, reuniu cerca de 150 profissionais e estudantes da área contábil e contou com a presença dos palestrantes Danilo Alves, Sherman Alcantara e Victor Lopes. Os temas foram voltados às especificidades da área como: Bloco K, EFD Reinf, eSocial e DCTF Web. O público teve a oportunidade de sanar dúvidas sobre os temas, além de conhecer e entender os impactos trazidos pelas novas ferramentas dos sistemas, bem como debater mudanças nas operações. A renda do evento foi totalmente revestida para a construção da delegacia do (CRCCE), em Juazeiro do Norte – Ce.

As capacitações não se restringiram ao interior. Na capital, o minicurso sobre DCTF WEB foi aplicado na último sábado, 26, pela instrutora Marcilene Evangelista, no Sindicato dos Contabilistas no Estado do Ceará (Sindcont – Ce).