Visor Técnico – Nº241 – 18/01/2019

Visor Técnico
Nº 241 – 18 de janeiro de 2019
Sumário
Você sabe o que é a EFD Reinf:
COMPOSIÇÃO DA ESCRITURAÇÃO FISCAL
Como ter uma empresa bem administrada com um excelente controle tributário e fiscal
Serviços contábeis: como atrair clientes fora da minha cidade
Compliance Fiscal: Enfim um olhar diferente do Fisco!

Você sabe o que é a EFD Reinf:

Escrito por Fellipe
Guerra

Você sabe o que é a EFD Reinf, a escrituração fiscal digital de retenções e outras informações fiscais, é parte integrante do projeto SPED e é a mais nova escrituração fiscal digital.

É importante a gente destacar que as escriturações fiscais elas evoluíram ao longo da história, no primeiro momento a escrituração ela era em papel, depois ela se tornou informatizada, e depois lá no final dos anos de 2007 de 2008 nos conhecemos as escriturações fiscais digitais, nós fomos apresentados a esse modelo, com o SPED Fiscal na EFD – ICMS/IPI e a EFD Contribuições.
E Agora Nós estamos vivenciando uma versão 2.0 uma evolução das escriturações fiscais, com EFD Reinf e com eSocial, onde nós não temos mais Pvas nós não temos mais arquivos em TXT agora nós temos escriturações fiscais, que se comunicam por meio de webservice de eventos. Mas vamos entender o que  é que é essa EFD Reinf e para que, que ela serve.

Antes de mais nada é importante a gente saber que a EFD Reinf ela é um complemento ao eSocial, e que ela tem por objetivo abarcar todas as retenções e outras informações fiscais, de interesse da Receita Federal bem como a contribuição previdenciária sobre a receita bruta para que possa ser calculado as contribuições previdenciárias.

Também é importante a gente destacar, que como eu mencionei anteriormente, eles são eventos e trazem informações complementares aquelas que estão sendo informados no eSocial pois no eSocial ficam as informações que tem relação direta com trabalho, e na EFD Reinf aquelas retenções e outras informações fiscais que não tenham relação com o trabalho.

Bom pessoal, eu queria destacar que existe uma legislação que rege a EFD Reinf.

Duas instruções normativas de 2017 e uma de 2018 nós temos primeiro a instrução normativa 1701 de 2017 que foi ela quem instituiu a EFD Reinf depois nós temos também de 2017 a instrução normativa 1767.

No final de 2018 nós tivemos a instrução normativa 1842 que trouxe um novo cronograma, adaptado aquele do eSocial obedecendo aos grupos do eSocial e ao envio dos eventos periódicos.

E a EFD Reinf ela tem por objetivo substituir o envio de DIRF de parte da GEFIP e também do Bloco P da EFD Contribuições.
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Fonte: Congresso
Nacional de inteligência Fiscal e SPED

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COMPOSIÇÃO DA ESCRITURAÇÃO FISCAL:

Escrito por Fellipe
Guerra

A escrituração fiscal ela também será orientada a processo e ela também se divide em blocos de cadastros, movimentações, relatório e configurações.

Vamos pensar quais são os cadastros que vem da sua escrituração fiscal.
Então nós podemos exemplificar como cadastros provenientes da escrituração, cadastro da empresa, cadastro de contador, cadastro de produtos, cadastro de fornecedores, cadastro de clientes, unidades de medida e assim por diante.

O que seriam as movimentações da minha escrituração fiscal?

As movimentações são exatamente as minhas operações de entradas e saídas, essas são as minhas movimentações na escrituração fiscal. Continue imaginando aí a sua escrituração fiscal, o que é que a gente poderia identificar como sendo um relatório?

Os principais relatórios da escrituração fiscal, são as apurações, podem ser no caso da EFD/ICMS-IPI apuração do ICMS e do IPI.

E no caso da EFD Contribuições, a apuração do PIS da COFINS e da CPRB. Dentro dessa linha lógica, o que seriam configurações? Seria controles extra-apuração por exemplo, controle de créditos, controles de planos de formações que não sejam provenientes da minha movimentação, como movimentação com cartão de crédito, movimentação do cartão, dentre outros registros como de operações extemporâneas, então percebam que a gente tem vários cadastros possíveis, várias movimentações possíveis, vários relatórios possíveis e várias configurações.

Olha pra mim aqui rapidinho presta atenção ó, interessante que eu sempre digo isso em sala de aula, o sistema ele é orientado a processo e sendo orientado a processo, eu só posso usar na minha movimentação aquilo que for proveniente de um cadastro, e só vai chegar na minha apuração, aquilo que for proveniente de uma movimentação.

Isso pode ser muito simples mas tem uma lógica e um sentido muito forte.

Fonte: Congresso Nacional de inteligência Fiscal e SPED

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Como ter uma empresa bem administrada com um excelente controle tributário e fiscal

Escrito por VERS CONTABILIDADE

Administrar sua própria empresa é um desafio diário para os empreendedores. Além do trabalho cansativo, na maioria das vezes os donos das empresas não possuem conhecimento contábil suficiente para alavancar os resultados. Saiba como ter uma empresa bem administrada com um excelente controle tributário e fiscal.

Pequenos cortes de gastos, novas propostas de investimento e boas estratégias fazem toda a diferença no fechamento da empresa.

Por isso, analisar e organizar bem as despesas e variáveis da empresa é importante para seu sucesso.

Entenda o que envolve o controle tributário e fiscal e como ter uma empresa bem administrada com um excelente controle tributário e fiscal.
O que envolve o controle tributário e fiscal
Ter um bom planejamento de controle tributário e fiscal é essencial para reduzir os gastos do seu próprio negócio.

Muitos são os obstáculos enfrentados pelos empreendedores. Burocracia, altos impostos, encargos e muitas outras contas fazem parte do fechamento de uma empresa.

Por isso, é importante uma organização financeira para cortar todos os gastos possíveis e desnecessários.

A tributação no Brasil é muito pesada, arcamos com tributos federais, estaduais e municipais baseados nas leis do país.

O controle tributário visa escolher o melhor regime tributário de acordo com as características do empreendimento (atividades, área de atuação, lucros e tamanho da empresa, por exemplo).

O regime Simples Nacional é o mais popular entre as empresas e normalmente se adéqua às necessidades dos empreendedores, mas não é uma regra esse tipo de regime tributário sempre funcionar.
Agências profissionais para ter uma empresa bem administrada com um excelente controle tributário e fiscal
Ter uma empresa bem administrada com um excelente controle tributário e fiscal não é algo tão simples assim.

São muitos documentos, burocracias, leis, enfim, todo o mundo das finanças envolvido.

Quem tenta tomar conta das finanças de seus negócios sabe o quão desafiador é deixar tudo em ordem, quando possível.

Contatar empresas de contabilidade pode ser a melhor saída. Além de toda a gestão contábil, tributária e fiscal, boas empresas de contabilidade demonstram novas possibilidades de crescimento dos negócios.

Muitos empreendedores veem isso como um gasto, mas é fácil perceber que é um investimento para a própria empresa.

A VERS Consultoria realiza serviços de excelência, que potencializam os lucros da sua empresa e cuidam de todas as burocracias e papeladas que dão tanta dor de cabeça nos donos das empresas.

Ou seja, eles promovem exatamente o que buscamos: empresa bem administrada com um excelente controle tributário e fiscal.

A VERS ainda tem um diferencial muito vantajoso: ela abre a sua empresa gratuitamente.

Se você está pensando em abrir uma empresa, saiba que o processo é laborioso e complicado e, por isso, é comum buscar serviços que resolvem todos os trâmites.

Normalmente esses serviços são pagos, mas como a política da VERS Consultoria visa à satisfação do cliente, ela realiza tudo gratuitamente. Basta fechar o contrato com seus serviços para tomar conta das finanças.
Assim, seu próprio negócio terá a garantia de controle tributário e fiscal, além de oferecer estratégias para sua empresa estar em constante desenvolvimento e expansão.
A VERS Consultoria realiza o planejamento tributário e fiscal para sua empresa, e contém os seguintes serviços:

Apuração de impostos
Elaboração e entrega de obrigações acessórias
Revisão e Assessoria (balanço e demonstrações financeiras; fiscal, contábil, e Trabalhista).
Auditoria Interna.
Elaboração e Revisão de Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica.
Planejamento Tributário.
Recuperação de Impostos.
Aquisição de Empresas (demonstrações financeiras e revisões de balanço).
Levantamento de Débitos Fiscais
Reorganização Societária (incorporações, cisões e fusões).
Laudos de Avaliação de empresas.
Se você deseja ter uma empresa bem administrada com um excelente controle tributário e fiscal, busque por escritórios de contabilidade que realizem planejamento fiscal e tributário.

Fonte: Vers Contabilidade

 

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Serviços contábeis: como atrair clientes fora da minha cidade

Escrito por Sage Blog

Entenda quais são as estratégias para conduzir um negócio de contabilidade e atrair clientes que estão mais distantes.
Uma oportunidade a ser levada em consideração pelos escritórios de contabilidade que queiram ampliar a sua clientela é buscar clientes em outras cidades. Porém, como atrair clientes fora da cidade permanece sendo uma incógnita para muitos.

No entanto, o uso da tecnologia tem potencializado cada vez mais essa hipótese. Hoje, muitas empresas atuam mais online do que presencialmente, de forma que essa maneira de lidar com escritórios de contabilidade vem se tornando comum. Além disso, pode haver redução de custos, para ambas as partes, se o trabalho for feito de forma organizada e ágil.

Essa estratégia está no seu radar para 2019? Se a resposta foi “sim”, confira algumas dicas para atrair clientes de outras regiões e, ainda assim, manter a qualidade do atendimento.
Faça uma mudança de abordagem no atendimento
Quando falamos de escritórios de contabilidade que planejam investir em clientes de fora da cidade, um item se torna essencial: um bom site. É a sua página na internet que será a porta de entrada para novos clientes – e também a principal interface de comunicação deles com a sua empresa. Portanto, há a necessidade de se investir em um site completo, que ofereça informações detalhadas e segurança para os usuários.

Portanto, esqueça daquela página “simples” que a sua empresa possa ter apenas para “marcar território”. Opte por sites seguros e que contemplem ferramentas para envio e recebimento de arquivos. Lembre-se: o cliente não verá você com muita frequência – em alguns casos, todos os trâmites serão feitos pela internet, portanto a página deve oferecer a maior credibilidade possível.

Aposte no poder das redes sociais
Assim com a sua página passa a ser a principal interface de comunicação com os clientes, da mesma forma as redes sociais se tornam a melhor maneira de atrair potenciais consumidores para a sua empresa. Isso vai requer da sua companhia uma abordagem diferenciado, deixando um pouco de lado anúncios em jornais, revistas, outdoors e outras mídias tradicionais.

Explorar o poder que as redes sociais têm é o melhor caminho. Para começar, você mesmo pode criar uma página para que mais pessoas possam encontrar os seus serviços. Sites como o Facebook, por exemplo, permitem que você faça anúncios para um perfil de público segmentado – seja por idade, região do país ou áreas de interesse.

Contar com os serviços de uma empresa de marketing digital é um bom caminho, pois essas companhias podem auxiliá-lo a entender melhor como dialogar com o público que você busca. Investir na produção de conteúdo, como forma de divulgação por meio de um blog dentro do site da empresa é outra estratégia amplamente utilizada para atrair usuários via Google.

Tenha em mente o perfil do seu público-alvo
Qual é o tipo de público que você pretende atingir? Os atendimentos à distância costumam privilegiar empresas de pequeno e médio porte, especialmente aquelas localizadas em cidades que não contam com a infraestrutura adequada. Porém, sua busca por novos clientes não precisa se resumir a esses dois fatores.

Um escritório de contabilidade localizado em uma grande capital pode, sem problemas, atender empresas de outras capitais. A questão é que provavelmente você terá uma concorrência maior e o fator localização pode ser considerado um diferencial para o cliente na hora de escolher com quem ele fechará negócio.

Sendo assim, antes de se aventurar a buscar clientes fora da sua região, trace um perfil do tipo de empresa que pretende captar. Ao elaborar uma estratégia de divulgação e prospecção, seja assertivo: não há necessidade de buscar uma quantidade imensa de prospects. Busque aqueles que tenham um perfil mais adequado e, consequentemente, as chances de fechar negócio serão maiores.

Amplie a oferta de serviços e crie padrões de trabalho
Outras duas estratégias são essenciais para conseguir atrair clientes de regiões distantes: a ampliação da oferta de serviços e criação de padrões de trabalho que facilitem a gestão da certeira de clientes.

No primeiro caso, pense além dos serviços básicos oferecidos pelos escritórios de contabilidade, como abertura de empresas ou gestão contábil e tributária. Serviços como esses são ofertados mesmo pelos menores escritórios e, para quem está procurando clientes em outras cidades, pode ficar mais difícil competir com que oferece a mesma proposta presencialmente.

Uma das principais maneiras de se destacar, portanto, é agregando valor aos serviços de contabilidade, como por exemplo prestando consultoria de gestão financeira, controle de estoque, formação de preços e treinamentos empresariais. Todas essas possibilidades são mais difíceis de serem encontradas e, por essa razão, há clientes “sem alternativas” em suas cidades.

Já do ponto de vista administrativo, é importante que você esteja preparado para atender a uma demanda maior de clientes em questão de poucos meses. É preciso que você tenha uma estratégia delineada para a contratação de mais recursos humanos, se necessário. Além disso, invista em metodologias de trabalho que padronizem as formas de atendimento, tornando mais simples a gestão no dia a dia.

Planejamento é essencial: não dê saltos no escuro
Independentemente da estratégia que você decida adotar para atrair mais clientes para a sua empresa, tenha em mente que o planejamento é essencial. Você não deve se arriscar em oferecer novos serviços ou mesmo atrair clientes em outras cidades se não sabe ao certo de que maneira vai fazer isso.

É por essa razão que, antes de começar, nós recomendamos que você delineie as estratégias que serão utilizadas, determine os prazos de execução das tarefas e atribua um orçamento necessário para que seja possível alcançar as suas metas. Solidificar uma marca ou uma empresa na internet não é algo que acontece da noite para o dia.

Durante o processo, haverá também muito aprendizado e você deve estar disposto a ser flexível e analisar outras alternativas durante a execução dos planos. Se houver pontos a serem reconsiderados, não hesite em alterar o planejamento. Só não descuide da satisfação dos seus clientes e fique de olho em sua margem de lucro.

Somente assim você garantirá um crescimento sustentável em médio e longo prazo.

Fonte: SAGE BLOG

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Compliance Fiscal: Enfim um olhar diferente do Fisco!

Escrito por Fábio silva

É sabido que o sistema tributário brasileiro é extremamente complexo e instável. Esse ambiente, que garante pouca segurança jurídica aos contribuintes, gera um contencioso fiscal de grandes proporções e a percepção de que, por maior que seja o investimento e o esforço, é impossível cumprir todas as obrigações tributárias previstas em nossas leis.

É sabido que o sistema tributário brasileiro é extremamente complexo e instável. Esse ambiente, que garante pouca segurança jurídica aos contribuintes, gera um contencioso fiscal de grandes proporções e a percepção de que, por maior que seja o investimento e o esforço, é impossível cumprir todas as obrigações tributárias previstas em nossas leis.

Esse contexto gera um sentimento de frustração aos contribuintes, o que é reforçado pela sensação de que, no Brasil, todos são tratados de maneira semelhante, isso quando não são privilegiados justamente aqueles que, deliberadamente, não cumprem as leis.

As autoridades fiscais, ao seu turno, pouco colaboram para mudar esse panorama. Em geral, atuam sob a premissa de que todo contribuinte é um sonegador em potencial, sendo que para combater esse comportamento as ferramentas utilizadas são as fiscalizações e penalizações, o que é conhecido como Paradigma do Crime¹ .

Dentro desse cenário não é despiciendo o pensamento por parte dos contribuintes de que investir em compliance fiscal pode não surtir o efeito desejado, haja vista que a insegurança jurídica presente no ambiente tributário brasileiro pode acarretar autuações e penalizações, a despeito do cuidado em cumprir os ditames legais.

Essa perspectiva está longe de mudar, sendo certo que o sistema tributário brasileiro necessita de uma reforma profunda, que enderece os problemas acima mencionados, bem como outros, como é o caso da regressividade do sistema e a alta carga tributária na produção e circulação de mercadorias e serviços.

Contudo, um movimento iniciado pelo Estado de São Paulo oferece esperança de mudança nos procedimentos adotados pelo fisco, por meio do que se convencionou a chamar de Paradigma do Serviço. Nesse paradigma, o contribuinte deixa de ser visto pelas autoridades fiscais como um potencial sonegador, sendo adotada a premissa de que ele deve ser orientado no sentido de obedecer às normas tributárias, ao menos aqueles que não se revelam sonegadores contumazes.

Com esse objetivo, por meio da Lei Complementar nº 1320/2018, o Estado de São Paulo criou o “Programa Nos Conformes”. Segundo consta do próprio site da Fazenda do Estado de São Paulo, o programa tem como propósito iniciar “uma nova lógica de atuação do Fisco estadual, voltada ao apoio e à colaboração em substituição gradativa ao modelo excessivamente focado na lavratura de autos de infração, que gera grande insegurança jurídica e induz o contencioso administrativo e judicial”² .

A ideia central do programa é classificar os contribuintes de acordo com o risco a exposição de passivos tributários. Contribuintes classificados nas faixas de menor risco passam a contar com tratamento diferenciado do fisco, cuja premissa sobrevém a ser de orientação e não punição.

Na esteira do “Programa Nos Conformes” a Receita Federal criou o “Programa Pró-Conformidade” – ainda em fase de consultas públicas – que possui as mesmas premissas do sistema paulista e que será aplicável para os contribuintes de tributos federais.

Se é verdade que temos um longo caminho a percorrer na busca de um sistema tributário justo, não podemos deixar de louvar essas iniciativas que revelam um novo olhar do Fisco, muito mais concernente com as premissas do Paradigma do Serviço. É um avanço a ser comemorado!

Fonte: Painel contábil

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