Entidades de classe e segmentos profissionais iniciam a construção do Mapa estratégico para o Masterplan Contábil

Elaborar um planejamento estratégico para a classe contábil, envolvendo entidades de classe e segmentos profissionais. Esse é o objeto do Masterplan Contábil, principal projeto da gestão “Novas Ideias, Nosso Futuro”, do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC/CE). A segunda reunião para consolidação do projeto aconteceu na última terça-feira, 27, na sede do Conselho.
O presidente do CRC/CE, Robinson de Castro, abriu a reunião lembrando o início da construção do projeto. Inicialmente, um diagnóstico estratégico foi elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas Empresas (SEBRAE), a partir da colaboração dos representes de classe. “Esse é um projeto arrojado e temos várias inquietações sobre as ações que vão construindo o Masterplan, em prol da valorização da classe contábil”, ressalta o presidente.
Nesta nova etapa, conduzida pelo sócio da Parceria Consultores, Fábio Pinheiro, a ideia é aprimorar o projeto, a partir dos primeiros pensamentos construídos, linkando o sonho de valorização da classe contábil com a execução das ações sugeridas. Nesta fase, o mapa estratégico do Masterplan Contábil será elaborado, a partir da criação das dimensões dos desafios apontados, permitindo que novos projetos possam surgir, com planos de ação para cada deles e indicadores para medir seus resultados. “Essa será uma construção compartilhada. Temos várias entidades e tipos de profissionais diferentes participando desse planejamento e ampliando a visão do projeto”, destaca Fábio.
Após uma tarde de debates, as lideranças participantes se comprometem em colaborar com a próxima fase do Masterplan para concluir o mapa estratégico. O próximo passo será trabalhar os projetos sugeridos. O projeto pretende investir na qualificação profissional e na formação de novos líderes. Após o levantamento do diagnóstico, um documento será desenvolvido e apresentado à classe contábil, com o apanhado de ações e propostas para a valorização da classe.
Na ocasião, estiveram presentes empresários contábeis e representantes das seguintes instituições: Associação dos Contabilistas do Estado do Ceará (ACONTECE); Associação dos Peritos Contadores do Ceará (APECEC), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Ceará- (SESCAP/CE), Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC) e o Sindicato das Concessionárias do Ceará (SINDCONT -CE), dentre outras.