Ceará alcança 2º lugar do Nordeste no Exame de Suficiência para obtenção do Registro profissional em Contabilidade

O Estado do Ceará alcançou bons resultados na 2ª edição de 2018 do Exame de Suficiência para obtenção do Registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade, alcançando o segundo lugar de aprovação na região Nordeste, com 39,32%. O resultado do certame foi publicado no Diário Oficial da União na última sexta-feira, 23/11.
O Ceará ficou atrás somente da Paraíba, estado que obteve 40,48% de aprovação. De acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade, mais de 39 mil candidatos tiveram suas inscrições homologadas e, 87,21% destes se submeteram aos exames. O número de abstenções foi de 12,79% do total de inscritos. Ao todo, a prova apresentou 50 questões de caráter eliminatório. A 2ª Edição de 2018 do Exame de Suficiência aconteceu no dia 23 de setembro e as provas foram aplicadas em 118 cidades brasileiras.
“O Exame de Suficiência é um dos mais exigentes do Brasil. Por isso, precisamos celebrar os quase 40% de aprovação. Para isso, os aprovados receberam email do CRC/CE parabenizando por essa importante conquista. O setor de Registro está à disposição para o registro profissional”, afirma o vice-presidente de Registro do CRC/CE, Flávio Gusmão.
No Ceará, o Exame contou com cerca de 600 candidatos, sendo aplicado no Colégio Liceu do Ceará, no bairro Jacarecanga, além de Juazeiro do Norte e Sobral, e abordou os seguintes conteúdos: Contabilidade de Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Controladoria; Noções de Direito e Legislação Aplicada; Matemática Financeira e Estatística;Teoria da Contabilidade; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil e Língua Portuguesa Aplicada.
A aprovação no Exame de Suficiência é uma exigência para os estudantes de Ciências Contábeis que estejam cursando o último ano de graduação, ou os dois últimos semestres, além dos bacharéis formados após junho de 2010. A aprovação garante a conquista do registro profissional para que possam atuar como contador.