Sessão plenária de outubro apresenta as ações com órgãos públicos em benefício da classe contábil

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE) realizou a sessão plenária referente ao mês de outubro na última sexta-feira, 26, reunindo o conselho diretor e demais conselheiros na sede da instituição. Na ocasião, os pleitos debatidos com os órgãos públicos em benefício da classe contábil foram destacados.

Na última quinta-feira, 25, o presidente do CRCCE, Robinson de Castro, acompanhado da vice-presidente de Ações Institucionais, Augusta Barbosa, e do vice-presidente de Integração Estadual, Avelar Gomes, esteve com a titular da JUCEC, Carolina Monteiro, para alinhar as ações previstas no convênio de cooperação técnica entre as instituições e viabilizar novos projetos. A proposta de criar um website para consulta online do cadastro do contador no momento da abertura das empresas realizadas via REDSIM foi debatida. Dessa forma, a regularidade do registro profissional poderá ser consultada.

Em outubro, o presidente Robinson e representantes da classe contábil se reuniram com o titular da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ), João Marcos Maia, na sede do órgão, para avaliar os pleitos enviados pelo Conselho sobre alteração no Módulo Fiscal Eletrônico (MFE) e renovação do convênio de cooperação técnica. Novos sistemas de comunicação da SEFAZ foram apresentados em primeira mão e rendeu adesão e apresentação do aplicativo Comunicação Pública para a classe contábil na última terça-feira, 23, na sede do Conselho. A ferramenta permite ao usuário tirar dívidas sobre as ações do CRC/CE, como cursos, registro profissional, fiscalização e cobrança.

No dia 18 de outubro, novo convênio de cooperação técnica foi proposto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do superintendente Fábio Zech Sylvester. “Estamos com o diálogo aberto com entidades e órgãos públicos para trazer melhorias para nossa classe”, ressalta o presidente Robinson de Castro.

A sessão plenária discutiu, ainda, o Plano de Trabalho e Orçamento de 2019, além dos relatos das Câmaras de Desenvolvimento Profissional, Controle Interno, Registro e Fiscalização.