2ª Edição do Exame de Suficiência 2018 é realizada em Fortaleza

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), por meio da organizadora Consulplan e apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC/CE), realizou a segunda edição do Exame de Suficiência 2018 no último domingo, 23. Ao todo, a prova apresentou 50 questões de caráter eliminatório. O resultado final será divulgado até o dia 23 de novembro, no site do CFC.

o Exame contou com cerca de 600 candidatos, sendo aplicado no Colégio Liceu do Ceará, no bairro Jacarecanga, além de Juazeiro do Norte e Sobral, e abordou os seguintes conteúdos: Contabilidade de Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Controladoria; Noções de Direito e Legislação Aplicada;  Matemática Financeira e Estatística;Teoria da Contabilidade; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil e Língua Portuguesa Aplicada.

A aprovação no Exame de Suficiência é uma exigência para os estudantes de Ciências Contábeis que estejam cursando o último ano de graduação, ou os dois últimos semestres, além dos bacharéis formados após junho de 2010. A aprovação garante a conquista do registro profissional para que possam atuar como contador.

“O mercado contábil está cada vez mais competitivo. Por isso a importância do Exame de Suficiência é medir a capacidade de ensino das instituições e dos futuros profissionais da área contábil”, declara Francisco Flávio Cardoso Gusmão, vice-presidente da Câmara de Registro do CRC-CE.

Segundo dados do Departamento de Registro do CFC, o Exame de Suficiência aprovou mais de 189 mil profissionais da contabilidade desde 2000. Entretanto, a Lei federal 12.249/2010 instituiu a aprovação no exame como condição para obter o registro no conselho de classe. O Exame é o instrumento fundamental que possibilita ao mercado de trabalho receber profissionais recém-formados com competências e habilidades para o desempenho da função.

“A prova foi tranquila e bastante organizada. Iniciou no horário previsto e não houve nenhum imprevisto”, diz Fabiana Soares, bacharel em Ciências Contábeis e participante da prova em Sobral.

Confira o gabarito preliminar aqui. Para mais informações, entrar em contato com o setor de Registro do CRC-CE no telefone 3455-2909.