ENCECC reúne mais de 250 participantes na sede do Conselho

Durante dois dias, a sede do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/CE) foi palco de uma maratona de palestras e minicursos com o tema “Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação”. Mais de 250 estudantes marcaram presença no Encontro Cearense dos Estudantes de Ciências Contábeis (ENCECC), realizado na última quinta (2) e sexta-feira (3).

Em parceria com a Comissão CRC Jovem, o evento contou com apresentação do case de sucesso do Centro Universitário Estácio do Ceará, apresentado pela reitora da instituição Ana Flávia Alcântara Rocha Chaves. A programação contou, ainda, com talk show “O Futuro da Profissão Contábil: Visão Institucional, Educacional e Contábil”, mediado pela professora Welynádia Rodrigues, bem como os minicursos simultâneos: “As ferramentas tecnológicas do eSocial e seus impactos”, ministrado pelos contadores Ciro Mariano e Victor Lopes, “Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) como ferramenta de Gestão Tributária”, conduzido pelo contador Danilo Alves, “Auditoria Digital”, apresentado pelo contador Thiago Silva, “Contabilidade rural e o poder do agronegócio”, dado pela Equipe do Senar e a “Oficina de Empreendedorismo”, fornecido pela Equipe do Sebrae.

Também foram apresentadas cinco Palestras TED com temas variados. O primeiro abordou o “Poder do empreendedor que faz a diferença na vida das pessoas e das empresas”, ministrada pelo presidente da Associação dos Contabilistas do Estado do Ceará (ACONTECE), Daniel Sales. “Liderança Classista – Perfil ético” foi o tema da segunda palestra, ministrada pelo profissional da contabilidade e escritor, Orlando Silveira. O tema “Jovens Lideranças” foi debatido pelo presidente da Executiva Cearense dos estudantes de Ciências Contábeis, Pedro Anderson. O bacharel em Administração de Empresas, Bruno Peixoto, debateu os “Novos modelos de negócios”. Em sequência, a palestra “Gestão e Marketing de Negócios” foi ministrada pela integrante da Comissão de Estudos sobre Novos Modelos de Gestão das Empresas Contábeis – GEC do CRC/CE, Mara França.

O diretor da Academia Cearense de Ciências Contábeis (Aceci), Pretextato Mello, lançou o projeto de Incentivo à Produção Literária, no Auditório do CRC/CE. E um dos momentos mais aguardados foi a palestra de encerramento “Tecnologia e Inovação na Prestação de Serviços Contábeis”, ministrada pelo contador e consultor Vicente Servilha, acompanhado da presença da contadora e vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Ceará (SESCAP-CE), Solange Marinho.

Segundo Sevilha, o evento foi importante porque os estudantes estão chegando ao mercado de trabalho no momento de profunda transformação. “Esses estudantes vão construir a nova contabilidade e quando temos oportunidade de debater com essa energia, mostrar o que estamos vivendo e trazer a experiência do CRC para eles, criamos um novo universo, onde eles se sentem capazes de pensar contabilidade de um jeito diferente”, declara o palestrante.

Além das palestras, stands estiveram abertos à visitação e uma “Gincana do Conhecimento” foi realizada, com quiz de perguntas sobre Contabilidade, conduzido pela coordenação da comissão CRC Jovem.

A vice-presidente de Ações Institucionais, Augusta Barbosa, considerou o ENCECC um evento espetacular, superando todas as expectativas dos organizadores. “Queríamos um evento que trouxesse os estudantes e jovens empresários para fortalecer a Comissão do CRC Jovem e a executiva dos estudantes, mas o que vimos foi um evento realmente profissional, com grandes palestras”, revela a conselheira.

Para encerrar o ENCECC, um Happy Hour animou a noite de estudantes e organizadores, ao som do DJ Adller.