CRCCE promove Fórum Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC/CE) realizou o Fórum Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), com o tema “Modernizando ideias pelas vias digitais” e participação das principais referências do meio escriturário. O evento foi realizado na tarde de hoje, 9, na sede do CRC/CE.

A proposta do Fórum foi compartilhar informações da área contábil inseridas no mercado atual, a fim de sanar dúvidas dos contadores a respeito das novas obrigações contidas na legislação.

A secretária da Comissão SPED, Patrícia Alves, ressaltou a importância da capacitação de contadores para as novas demandas. “Os clientes ficam mais tranquilos em relação ao serviço prestado por esses profissionais capacitados, além de minimizar prováveis passivos tributários”, declara.

A programação contou com palestra do contador Rondinelly Coelho sobre e-Social, além do o economista Johnatan Abreu, que tratou  do tema Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf). Para finalizar a programação, o matemático Fabiano Ramos debateu sobre a Nota Fiscal 4.0.

De acordo com o contador e palestrante Rondinelly Coelho, “o grande diferencial do contador e demais profissionais hoje em dia é se manter atualizado e trabalhando em conformidade com a legislação”.

Decreto nº 6.022/2007 institui o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) como solução tecnológica composto de livros e documentos contábeis e fiscais emitidos em forma eletrônica, contribuindo para a desburocratização. O Sistema unifica a forma de prestação de informações contábeis e tributárias para as Administrações Tributárias e órgãos de regulação, substituindo declarações e formulários estaduais do ICMS pelo SPED.