CRC/CE e Sistema FIEC debateram a contextualização do eSocial na gestão de segurança e saúde no trabalho

O impacto do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) para as áreas de saúde e segurança do trabalho foi tema de debate nesta quarta-feira, 23, no Centro Integrado SESI SENAI Sobral, reunindo profissionais da contabilidade, estudantes e pessoas interessadas no assunto. O evento é uma realização do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC/CE) e do Sistema FIEC, por meio do Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, e contará com a participação do conselheiro do CRC, Elielder Clares, além do médico do trabalho, Alexandre de Lima Santos, e do engenheiro especialista em Segurança do Trabalho, Luiz Sérgio Nocrato.

O evento promoveu a contextualização do eSocial e seus impactos na gestão de segurança e saúde no trabalho. O objetivo foi capacitar os contadores de Sobral e região sobre as diretrizes do eSocial, além de mostrar a relevância da atualização do profissional da contabilidade. Segundo o conselheiro Elielder Clares, o projeto poderá se tornar um excelente recurso para otimizar a gestão das empresas. “O eSocial fundamentará a tomada de decisões estratégicas, a partir da comparação de dados relevantes e criação de novos indicadores no sistema”, declara.

Saiba mais

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) nasceu do decreto 8.373 publicado em 2014 e consiste numa ferramenta para consolidar as obrigações principais e acessórias da área trabalhista, previdenciária e fiscal. Em relação às informações referentes à Saúde e Segurança do Trabalho (SST), destaca-se: Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), riscos em cada ambiente de trabalho, Comunicação de Acidente no Trabalho (CAT), afastamento, Insalubridade e periculosidade, dentre outras.

Serviço

Data: 23 de agosto
Horário: 14h às 17h
Local: SESI Sobral (Av. Dr. José Arimateia Monte e Silva, 1003, Campo dos Velhos)

Inscrições e Informações:
Delegacia do CRC-CE em Sobral
Fone: (88) 3611.0305
Email: filipe.felix@hotmail.com
Investimento: 2kg de alimentos