CRC/CE lança Zap Eleição durante Seminário de Prestação de Contas Eleitorais

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC/CE) assinou convênio com a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) e apresentou o Zap Eleição na última segunda, 06, na sede do Conselho. As ações fizeram parte da programação do Seminário de Prestação de Contas Eleitorais.

O evento contou com a presença da presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), a desembargadora Maria Neilde, o presidente da OAB, Marcelo Mota, o presidente da Comissão de Ética na Política e no Combate à Corrupção da OAB, Rafael Mota, além do conselheiro e coordenador da Comissão de Prestação de Contas Eleitorais do CRC/CE, Pinheiro Júnior.

O Convênio assinado entre o CRC/CE e a OAB teve como objetivo a cooperação entre as duas entidades, a fim de promover o Ciclo de Eventos “Eleições 2018 – Desafios e Mudanças” e contribuir no combate à corrupção no período eleitoral.

A presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Neilde Pinheiro Nogueira, ressaltou a importância do evento para o cenário político atual, com a aproximação das eleições. “A Justiça Eleitoral necessita do trabalho e do acompanhamento dos contadores, pois o profissional da contabilidade tem a responsabilidade ética e moral de exercer o seu trabalho amparado na legislação”, declarou.

Para sanar dúvidas referentes ao processo de prestação de contas eleitorais, o conselheiro Pinheiro Junior apresentou o Zap Eleição, serviço gratuito criado pelo CRC-CE, que funcionará por meio do aplicativo WhastApp. O serviço ficará disponível a partir do dia 15 de agosto até o último dia de prestação de contas no telefone: (85) 98728-0358.

Pinheiro Junior destaca a funcionalidade do Zap Eleição, visto que o serviço vai sanar as dúvidas do contador no que se refere à prestação de contas, oferecendo uma maior segurança ao profissional em sua função. Além disso, Pinheiro salienta a importância do papel do contador ao lembrar que “a participação do contador nas eleições é obrigatória”.

Na ocasião, o presidente da Comissão de Ética na Política e no Combate à Corrupção da OAB, Rafel Mota, apresentou as mudanças do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE) na palestra “Aspectos Jurídicos das Eleições de 2018”, e esclareceu dúvidas dos profissionais da contabilidade.

A programação contou, ainda, com a palestra “Atuação da Justiça Eleitoral nas Eleições 2018”, ministrada pelo secretário de Controle Interno e auditoria do TRE, Rodrigo Ribeiro. Para encerrar o Seminário, os membros da Comissão de Prestação de Contas Eleitorais debateram sobre a “Atuação do Profissional da Contabilidade” e apresentaram o SPCE 2018.

Também estiveram presentes a conselheira Clara Germana Rocha, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), os delegados Leonardo Silva (Icó) e Nagel Cunha (Camocim), Gilson Castro, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescap) e Manoel Pinheiro, presidente do Sindicato dos Contabilistas (SINDCONT).

Saiba Mais

A disputa eleitoral ocorrerá no dia 7 de outubro, em primeiro turno e, no dia 28 de outubro, nos casos de segundo turno. Os eleitores vão eleger o presidente da República, governadores dos estados, dois terços do Senado Federal e deputados federais e estaduais.