Fórum Trabalhista discute mudanças causadas pela implementação de ferramentas contábeis

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC/CE) realizou, por meio da Comissão de Normas Técnicas Trabalhistas e Previdenciárias, o Fórum Trabalhista para atualizar e esclarecer a classe contábil sobre as mudanças causadas pela implementação de novas ferramentas contábeis. O evento ocorreu na última terça-feira, 17, na sede do Conselho e teve como facilitadores Gilson Fernando, Vinícius Nobre e Victor Lopes.

Com o tema Legislação e Práticas Trabalhistas, o evento contou com palestras sobre os temas Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (Reinf), E-social e Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTF Web).

Conforme Vinicius Nobre, o evento visa “explanar para o público sobre as três ferramentas, que são de interesse primordial para os contadores e já serão aplicadas por algumas empresas no 2° semestre de 2018, a fim de orientar os profissionais para que tenham o melhor proveito possível”.

Segundo o palestrante Victor Lopes, a importância do evento se dá em razão das  mudanças que as novas obrigatoriedades provocarão tanto na cultura empresarial quanto na atividade contabilista, já que “a forma como os contadores trabalham precisam ser revistas, repensadas, a fim de qualificar o ofício contabilista. Essas obrigações não vieram mudar a Legislação, mas sim pra que ela seja cumprida de fato”, diz Victor.