CRC/CE participa da abertura da segunda etapa da campanha “Leão da Cidadania”

WhatsApp Image 2018-04-09 at 18.03.24

Nesta segunda-feira (09/04), a segunda etapa da campanha “Leão da Cidadania” teve início, no Shopping Riomar Fortaleza (R. Lauro Nogueira, 1500, Papicu). O evento contou com a presença de representantes das entidades parceiras do projeto como a Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE), a Receita Federal do Estado do Ceará, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza (Comdica), a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), e a ONG Terre des Hommes.

O promotor de Justiça da 6° Promotoria da Infância, Luciano Tonet, salientou a importância da divulgação do projeto para que as informações cheguem à população. “Quanto mais divulgação melhor. As pessoas precisam entender a importância de participar ativamente das políticas municipais da infância e juventude e uma delas é por meio do orçamento público”, comentou. A ação continuará com a divulgação até o dia 27 de abril no Shopping Riomar Fortaleza.

O auditor fiscal da Receita Federal, Wilmar Teixeira, falou do potencial de destinação dessa campanha. “No Estado do Ceará, nos últimos anos, só para o Fundo da Criança e do Adolescente foram destinados R$800 mil, mas esse número tem possibilidade de chegar a R$72 milhões. São valores significantes e que não estão sendo destinados para esses programas e projetos”, explicou.

A representante do CRC/CE e coordenadora da Comissão do Voluntariado do Conselho, Claurea Tavares, também ressaltou a importância dessa parceria com a Prefeitura de Fortaleza. “Temos um potencial muito grande de destinação e estamos aqui para apresentar e explicar esse projeto que pode ajudar tantas crianças e adolescentes”, conclui Claurea.

Leão da Cidadania
O projeto tem o objetivo de orientar Pessoas Físicas, que irão realizar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física- DIRPF 2018, a destinar 3% do Imposto apurado para o Fundo da Criança e do Adolescente do seu município, em vez de recolher integralmente o Imposto devido diretamente aos cofres da União. Dessa forma, beneficiando projetos sociais da sua localidade. O programa já vem com a relação dos 56 fundos municipais cearenses aptos a receberem essa doação.