CRC/CE retoma tira – dúvidas sobre IR pelo WhatsApp

WhatsApp Image 2018-03-15 at 17.52.49A partir desta sexta-feira (16/03), O “Zap Leão”, serviço que utiliza o aplicativo WhatsApp para responder dúvidas frequentes relacionadas ao preenchimento da declaração do imposto de renda volta à ativa. O serviço será disponibilizado pela Comissão de Normas Técnicas Aplicadas à Legislação Fiscal e Tributária do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC/CE). O tira-dúvidas funcionará até o dia 30 de abril, fim do prazo para declaração do imposto de renda, no número: 98191.2808.

Este é o terceiro ano do projeto oferecido pelo CRC/CE. As dúvidas podem ser encaminhadas 24 horas por dia e serão respondidas por 13 profissionais da contabilidade gratuitamente por ordem de envio, em horário comercial. “As perguntas mais comuns são relacionadas às deduções de despesas e com alguns tipos de receitas eventuais vinculadas à indenização ou tipos de receitas médicas que podem ser deduzidas, entre outras. Chegamos a responder 15 mil perguntas a cada ano”, explicou o coordenador da comissão, Valdemir Lima.

O novo presidente do CRC/CE, Robinson de Castro, acredita que a ferramenta facilita o acesso à informação para toda sociedade. “O profissional da contabilidade possui as devidas informações técnicas para orientar o contribuinte na sua declaração. O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará oferece esse serviço como aporte para o contribuinte a respeito das alterações advindas neste processo”, afirma.