CRCCE pede maior comunicação entre bancos, contadores e clientes

IMG-20180228-WA0010O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará solicita maior comunicação entre bancos, contadores e empresários. O pedido foi feito, nesta quarta-feira (28), em reunião com representantes bancários. O encontro discutiu alguns gargalos que existem no momento de concessão de crédito, onde são exigidos comprovantes de faturamento devidamente assinados pelo contador.

Os bancários esclareceram que um documento assinado pelo contador tem fé pública e dá segurança ao banco para a realização da operação de crédito.

A vice-presidente de Ações Institucionais, Augusta Barbosa, acredita que os contabilistas devem se tornar um elo entre bancos e empresas. “Nós sempre dependemos dos nossos clientes para fornecer dados e documentação para a elaboração das demonstrações contábeis como balanços, balancetes e DRE, como também fazemos o trabalho de conscientização de que todo e qualquer documento assinado pelo contador tem que estar de acordo com a escrituração contábil. Os bancos devem se aproximar e usar a mesma linguagem dos contadores perante seus
clientes”, afirmou.

O CRCCE se mostrou aberto para a realização de futuros eventos onde os bancos possam apresentar novos sistemas e produtos que facilitem os processos para a classe contábil. Também estiveram presentes na reunião o Conselheiro Zacarias dos Santos Chaves Júnior e o presidente do sindicato dos Contabilistas Sr. Manoel Pinheiro.