CRC/CE assina termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Fortaleza

WhatsApp Image 2018-03-26 at 21.38.00 (1)Na última segunda-feira (26), o Conselho Regional de Contabilidade reuniu a classe contábil em evento para a assinatura do termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Fortaleza, em prol do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. A cerimônia contou com a presença da primeira-dama de Fortaleza, Carolina Cunha Bezerra, que apresentou o projeto “Leão da Cidadania”.

“O CRC/CE é quem mais pode nos ajudar, através de seus contadores, a orientar seus clientes a doar esses recursos. A nossa cidade tem um Terceiro Setor muito organizado, com associações sérias e que precisam desse apoio, principalmente nesse momento de crise. Esse recurso vai fazer diferença em cada projeto”, declarou a primeira-dama, Carolina Bezerra.

O evento contou também com a presença da presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), Tânia Gurgel, e do membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza (Comdica) Lucas Aragão. O projeto tem o objetivo de orientar Pessoas Físicas que irão realizar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física- DIRPF 2018 no modelo podem, em vez de recolherem integralmente o Imposto devido diretamente aos cofres da União, optar por destinar 3% do Imposto apurado para o Fundo da Criança e do Adolescente do seu município, beneficiando projetos sociais da sua localidade. O programa já vem com a relação dos 56 fundos municipais cearenses aptos a receberem essa doação.

Na ocasião, a vice-presidente de Ações Institucionais do CRC/CE, Augusta Barbosa, assinou o termo cooperativo, juntamente a presidente da Funci, Tânia Gurgel. “A sociedade civil precisa participar desse projeto e compreender todas essas questões, principalmente no contexto atual do Brasil. Isso traz cidadania e ajuda a melhorar cada vez mais a situação das crianças e dos adolescentes nas cidades”, comentou Tânia.

Para encerrar o evento, o Auditor Fiscal da Receita Federal, João Carlos Diógenes, ministrou a palestra “Destinação do Imposto de Renda na Declaração do IR 2018”. João também apresentou o projeto “Destinar”, da Receita Federal, em favor do Fundo da Criança e do Adolescente. “É muito importante essa participação porque nós participamos de projetos e políticas que acontecem e estimulam o nosso município. É um ato de solidariedade”, concluiu.

Curso

Paralelamente à cerimônia, os cursos de “Análise de balanço”, ministrado pela instrutora Fabiana Mendonça e o curso de “ICMS”, conduzido pelo conselheiro Eliezer Pinheiro deram início na sede do CRC/CE.

Confira o passo a passo de como destinar 3% do imposto devido:
1. Preencha a sua declaração (Formulário Completo)
2. Clique na aba “Resumo da declaração”
3. Selecione o item “doações diretamente na declaração – eca”
4. Clique em “novo”, escolha a opção Fundo Municipal, UF: CE, município de Fortaleza – CNPJ 18.917.900-0001-63