Presidente do CRC/CE, Robinson de Castro, discute os desafios da classe no setor público

865b5bb2-61ea-4dfb-a46f-5867a059de67

Ações relacionadas ao Setor Público foram apresentadas durante reunião, ocorrida na manhã desta terça-feira, 27/02, promovida pelo presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará, Robinson de Castro, com representantes da Comissão de Normas Técnicas Aplicadas à Contabilidade Pública. O encontro contou ainda com a presença da vice-presidente institucional Augusta Barbosa e do vice-presidente do Desenvolvimento Profissional, Eduardo Azevedo.

Eventos de interesse dos profissionais e mudanças recentes na contabilidade pública foram elencadas durante o encontro, como novos procedimentos acessórios a serem implementados para cumprimento de algumas exigências do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SINCONFI – STN), novo plano fiscal e econômico do Governo Federal, além do Sistema de Informações Municipais 2018 (SIM). Na ocasião, uma agenda com o Tribunal de Contas do Estado foi proposta para sugerir a modernização dos sistemas de controle do TCE e novas parcerias.

“A classe contábil é a usuária dos sistemas do TCE e a principal parceira, pois somos os responsáveis por levar as informações dos nossos clientes. Nossa intenção é propor uma nova parceria e apresentar os desafios enfrentados pela classe”, ressaltou o presidente do CRC/CE, Robinson de Castro.

Para o Conselheiro Wellington Silva o encontro foi muito proveitoso. “A comissão interagiu bastante dando sugestões a respeito da integração com órgãos fiscalizadores como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Secretaria do Tesouro Nacional e Procuradoria de Crimes contra Administração Pública. Surgiu a ideia de formalizarmos uma agenda junto a esses órgãos, apresentando informações a respeito das reais atribuições do contador na área pública e ciência na mudança da gestão do Conselho, afinando cada vez mais o diálogo na defesa da classe contábil”, argumentou.

A forte atuação da gestão da ex-presidente, Clara Germana, presente ao encontro, também foi parabenizada por diversos representantes da comissão, bem como reforçado o compromisso de contribuir nas ações da nova gestão. O encontro contou ainda com a participação do Conselheiro e Diretor de Formação Profissional do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA/CE), Sérgio Bezerra, representando o presidente da entidade. “Queremos integrar as ações das duas instituições, haja vista que muitas das atividades são comuns, além de compartilhar suas ações, como cursos e projetos. Essa consolidação profissional poderá ajudar os técnicos das duas categorias profissionais”, afirmou.