CRC/CE dialoga com Receita Federal demandas da classe contábil

IMG-20180131-WA0025
Em continuidade às visitas aos órgãos públicos previstas neste início de gestão, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC/CE), Robinson de Castro, acompanhado da vice-presidente de Ações Institucionais, Augusta Barbosa, levantaram demandas da classe contábil na Receita Federal. A reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira (31), com o superintendente da RF, João Batista Barros e o representante da delegacia, Edilberto Cavalcante. O objetivo foi pleitear demandas, por meio de ofício, para a melhoria do serviço em prol dos profissionais contábeis.

A intenção do encontro foi assegurar o atendimento prioritário da classe contábil em tramites que correm na RF. Segundo Robinson, o profissional contábil presta um serviço de grande relevância para a sociedade. “Os contabilistas precisam trabalhar dispondo de um ambiente funcional. Nosso trabalho ajuda milhares de contribuintes na arrecadação do Estado, por isso é importante que esse atendimento seja feito de maneira ágil”, ressaltou.

Na ocasião, também foi solicitada a dispensa de apresentação da procuração pública que outorga o profissional contábil nas demandas com a Receita Federal, bem como a viabilidade do contador poder efetuar, por meio do Documento Básico de Entrada – DBE, a exclusão como profissional responsável dos dados cadastrais quando não houver mais vínculo de trabalho com a empresa e/ou contribuinte contratante.

O superintendente da Receita Federal reinteirou a parceria com o Conselho e declarou que as demandas são coerentes para melhorar o fluxo dos processos. “A gente conta com os contadores nas divulgações e soluções de problemas. Temos um diálogo aberto com o CRC/CE. Vamos fazer reflexões para ver o que podemos aperfeiçoar”, afirmou Barros.

Neste semestre também serão agendados encontros com a Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN), Junta Comercial do Estado do Ceará (JUCEC) e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para novos pleitos.