Impostômetro começa a funcionar nesta sexta (22) no CRCCE

Impostometro_VesperaA sede do Conselho Regional de Contabilidade receberá, nesta sexta-feira (22), o outdoor eletrônico de denúncia da carga tributária conhecido como impostômetro. O equipamento tem o objetivo de informar, on-line, ao contribuinte, o valor arrecadado em impostos no Brasil.

O CRCCE recebe a placa por meio da parceria com a Faculdade Mauricio de Nassau e com a Associação de Jovens Empresários de Fortaleza – AJE. O impostômetro ficará exposto por 24 meses, podendo ser prorrogado por interesse das partes.

O ato de acionamento do impostômetro será às 8 horas, na sede do CRCCE (Av. da Universidade, 3057 – Benfica).

Entrevista

O coordenador geral da Associação de Jóvens Empresários (AJE), Fernando Laureano, integra a equipe responsável pela instalação da placa. Laureno afirmou que o impostômetro contribui para a “educação financeira” da sociedade, em entrevista concedida ao site.

Por que o CRCCE foi escolhido para receber o impostômetro?

O profissional de Contabilidade está presente em toda a sociedade brasileira, desde as pessoas físicas até as pessoas jurídicas. A contabilidade é imprescindível para uma economia sustentável. E nada melhor que o CRCCE, entidade que representa a classe contábil em nosso Estado, estar recebendo este importante equipamento, que visa a alertar e cobrar a sociedade Cearense sobre a alta carga tributária em nosso país, bem como a má gestão do dinheiro público.

Como a AJE enxerga essa parceria com o CRCCE?

Estreitamos muito o nosso relacionamento este ano com o CRCCE, na pessoa da presidente Clara Germana, e do nosso coordenador administrativo financeiro e também do CRCCE, Valdemir Alves. Lançamos o Feirão do Imposto, na sede do CRCCE, e fizemos também alguns projetos em conjunto, este ano, como por exemplo o Leão da Cidadania. O CRC é um parceiro da AJE Fortaleza

Qual o beneficio da placa para a sociedade?

São inúmeros benefícios, desde a educação financeira, quando o cidadão toma consciência do quanto realmente é arrecadado e principalmente quando o cidadão se sente prejudicado com a falta de segurança pública, saúde, educação, infraestrutura entre outros, e começa a reivindicar, de maneira saudável a correta, a aplicação dos recursos públicos, bem como uma reforma tributária urgente em nosso país.

Qual a credibilidade dos dados disponibilizados pelo Impostômetro?

A credibilidade é total, aja vista que o sistema é interligado a Associação Comercial de São Paulo, onde foi instalado o primeiro Impostômetro juntamente com a parceria com o IBPT- Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário.

O equipamento tem ajudado no esforço de reduzir a carga tributária?

Com certeza. Através destas ações, já conseguimos aprovar no Congresso Nacional a Lei de Transparência Fiscal, que obriga trazer, no rodapé do cupom fiscal, os encargos dos produtos comprados, a aprovação do Simples Nacional, juntamente com o Sebrae, a lei de incentivo aos investidores Anjos, e estamos lutando pela reforma tributária.