21 de dezembro de 2017

CRCCE oficia MPE contra tratamento dado a contador em investigação

Oficio_PGJO Conselho Regional de Contabilidade protocolou, nesta quarta-feira (20), na Procuradoria Geral de Justiça, ofício em que reclama de ações realizadas pelo Ministério Público Estadual, em diligências junto a profissionais e escritórios contábeis. O ofício assinado pela presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, foi dirigido ao procurador Geral de Justiça, Plácido Barroso Rios.

No documento, o CRCCE considera “excessivas” as ações. “Em especial nos escritórios de profissionais da contabilidade da área pública, que mesmo ao contribuírem com as investigações necessárias, estão sendo conduzidos e/ou sofrido prejuízos materiais e intelectuais, que alcançam clientes diversos aos possíveis envolvidos nos ilícitos denunciados”, afirma o documento.

O ofício também explica o papel do profissional da contabilidade no setor público, que seria irresponsável em relação a licitações fraudulentas ou ao pagamento de valores por produtos e serviços contratados ilegalmente. “Ressaltamos que a responsabilidade do profissional da contabilidade, na área pública, em via de regra, não alcança processos licitatórios e, nem, tampouco, as obrigações financeiras (pagamentos de impostos)”, argumenta.