CRCCE receberá pedidos de benefício do profissional contábil ao INSS

WhatsApp Image 2017-11-06 at 13.54.34O profissional contábil registrado no Conselho Regional de Contabilidade passou a ter acesso à facilidades do INSS Digital, a partir de 1 de novembro, quando a presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, e representantes do INSS assinaram um acordo de cooperação técnica. O sistema dispensa agendar o atendimento nos postos da Previdência e agiliza a concessão do benefício.

O acordo inclui os serviços relacionados à concessão de aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, pensão por morte previdenciária, auxílio-reclusão, salário maternidade, certidão de tempo de contribuição, cópia de processos, extrato previdenciários, revisão de benefício, recurso à JRPS, amparo assistencial aos idosos e deficientes físicos.

Os beneficiários terão acesso ao sistema pela ferramenta Meu INSS, que está disponível no site (meu.inss.gov.br) e em aplicativo Android e IOS. O contrato tem cinco anos de duração. “O INSS está se atualizando e facilitando os processos”, comemorou a presidente.”Estamos fazendo as adaptações necessárias para já começar a atender”, afirmou.

“A ideia é que vários servidores protocolem esses processos”, declarou o representante do INSS, Francisco Leno. O objetivo é criar novos fluxos de atendimento e de trabalho para facilitar a vida do segurado e diminuir problemas como falta de servidores e de agências físicas, explicou.

Passo a passo

O interessado deve checar inicialmente se tem direito a benefício que pretende pleitear. As informações estão disponíveis no site do INSS.

Com a documentação exigida, o interessado comparece ao CRCCE. Os documentos são checados, escaneados e lançados no sistema do INSS.

Com um protocolo de acesso ao sistema, o interessado passa a acompanhar o processo até começar a receber o benefício.