Painel de Planejamento Tributário destaca economia compartilhada na área contábil

WhatsApp Image 2017-10-27 at 11.49.07O I Painel de Planejamento Tributário – uma visão estratégica ao empresariado foi realizado nestas quarta (25) e quinta-feiras (26), na sede do Conselho Regional de Contabilidade, tendo como tema de destaque a economia compartilhada na atividade contábil. O assunto foi tratado pelo primeiro palestrante, o operador logístico Paulo Silas.

Empresas como o Uber e o Airbnb, foram os exemplos do palestrante de economia compartilhada, um novo segmento que está gerando muita polêmica pela falta de regulamentação.

É “qualquer modelo de negócio no qual pessoas ou empresas cedam, temporariamente, a outros a capacidade ociosa de algum ativo de sua propriedade, com ou sem transições financeiras”, explicou Paulo.

Hugo de Brito Machado

Virtudes e defeitos da não-cumulatividade do tributo no sistema tributário no sistema tributário brasileiro também foram abordados. O palestrante e professor de Direito Tributário da Universidade Federal do Ceará, Hugo de Brito Machado comentou sobre a construção do Direito Tributário no Brasil e como o Estado influencia nas leis brasileiras.

“O direito é um sistema de limites que é instrumento da racionalidade humana”, citou o professor. Ele ainda destacou a importância desse tipo de palestra para os profissionais da área contábil. “Aqui se discutem as questões mais suscitadas, mais vividas na atividade profissional”.

O palestrante e membro da Comissão de Normas Técnicas aplicadas a Legislação Ttributaria, Fiscal e Societária, Márcio Barroso, comentou sobre os eventos realizados pela Comissão, nos últimos três meses. “Estamos encerrando a primeira fase deste projeto”, afirmou. “Acreditamos que está sendo de grande valia para a comissão, pois a gente consegue colocar grandes nomes aqui dentro e fomentar uma painel diferenciado” completou.