CRCCE apresenta sistema de gestão de custos à Presidência da República

Custos_BrasiliaOs primeiros resultados da aplicação do Sistema de Controle de Custos e Governança na Gestão Pública foram apresentados, nesta segunda-feira (4), no Palácio do Planalto, em Brasília. A apresentação foi feita à assessora especial do Gabinete da Presidência da República, Stella Matos Batista, que demonstrou o interesse do Governo Federal em implementar o método nos ministérios e demais órgãos da administração.

O Sistema, desenvolvido pelo professor da Universidade de Brasília, Marilson Dantas, foi experimentado, pela primeira vez no Ceará, no primeiro semestre deste ano, nas prefeituras de Palmácia e Iracema, e na Câmara Municipal de Fotim. O trabalho contou com a participação de contadores que integram a Comissão de Normas Aplicadas em Entidades Públicas do Conselho Regional de Contabilidade, entre eles Hélder Medeiros e Leonides Ferreira Júnior.

A presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, participou da audiência, representando a classe contábil cearense. Os contadores e o professor que criou o modelo fizeram a entrega simbólica, ao Tribunal de Contas do Estado, do primeiro relatório de contas municipais do país elaborado segundo o novo sistema. A representante do TCE, Marcelle Holanda, recebeu o documento, que deverá ser o primeiro de uma série.

Entrevista

O sistema de controle de custos foi apresentado também no Seminário Internacional de Custos, Auditoria e Governança Pública, realizado na Universidade de Brasília. Sobre o assunto, a presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, e o membro da Comissão, Hélder Medeiros falaram com a reportagem do site.

CRCCE – Que avaliação pode ser feita dessa experiência de aplicar um novo sistema de controle de custos na gestão pública municipal?

Hélder Medeiros – Altamente satisfatório, principalmente pela mudança de cultura e de paradigma na administração pública que isso pode representar.

Clara Germana Rocha – Destaco o fato de que nós, contadores do Ceará, somos protagonistas na aplicação de um novo modelo que logo o país vai conhecer e adotar.

CRCCE – Qual é a vantagem, qual é o avanço?

HM – Conseguir medir a eficiência e a eficácia dos recursos aplicados e, assim, avaliar com qualidade as políticas públicas.

CGR – É o Ceará, de novo, fazendo a diferença, dando exemplo para outros municípios e estados, todos com muitas dificuldades em financiar e avaliar a gestão.

CRCCE – Qual será o próximo passo?

HM – Nós vamos continuar aplicando o sistema, detectando o que pode ser melhorado, até atingir a perfeição.

CGR – No Conselho, por meio da Comissão de Pública, estaremos sempre apoiando quem quer estudar, pesquisar e evoluir junto com a atividade contábil.