Juiz do trabalho defende reforma trabalhista

Palestra_Trabalhista_140817O juiz do Trabalho, Marlos Augusto Melek, defendeu a reforma trabalhista recém sancionada pelo presidente Michel Temer, em palestra promovida, nesta segunda-feira (14), pelo Conselho Regional de Contabilidade. O evento reuniu 320 profissionais da contabilidade, no auditório da Federação da Indústrias, onde puderam tirar dúvidas sobre a nova legislação (Lei 13.467/2017), que traz 209 modificações, entre artigos, dispositivos e incisos à Consolidação das Leis do Trabalho-CLT. A Lei entra em vigor no próximo dia 11 de novembro.

O encontro do programa Desenvolver Contabilista foi aberto pela presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, com a presença do coordenador da Comissão de Estudos Técnicos Trabalhista e Previdenciária, Rondinelly Coelho.

Quem é

Melek é juiz do Trabalho há 12 anos e atua no Paraná. Foi um dos oito redatores do projeto da reforma trabalhista apresentado pelo governo. Durante os sete meses de trabalho, defendeu que as mudanças deveriam ser amplas e profundas. E acabou sendo identificado pela imprensa como o pai da reforma trabalhista. Hoje, viaja o país fazendo palestras que esclarecem as novas regras. O magistrado também é autor do livro Trabalhista! E agora?, lançado em 2016.

O que pensa

“Eu já estive do outro lado do balcão”, afirmou o palestrante ao se apresentar, numa referência à experiência de ter sido empresário da indústria de cosméticos, anterior ao ingresso na magistratura. Melek afirmou que a reforma trará segurança jurídica para quem emprega e modernização na relação com o empregado. O juiz condenou a CLT, ainda em vigor, e a atuação da Justiça. “A CLT é desequilibrada, porque trata de forma igual os desiguais”, afirmou. “O empresário é tratado pela Justiça do Trabalho com profundo grau de hostilidade”, completou.