CRCCE é elogiado pela contribuição prestada a Jucec na implementação do SRM

20216523_1335628579868084_1799622792_oO Conselho Regional de Contabilidade foi elogiado, nesta quinta-feira (20), pela contribuição prestada a Junta Comercial do Ceará (Jucec) na implementação do Sistema de Registro Mercantil (SRM), no Sebrae. O enaltecimento partiu do CRCDF e da Comitiva da Junta do Distrito Federal, que vieram conhecer o SRM utilizado pela Jucec – que já abrange 40 municípios do cearenses.  O objetivo é instalar o mesmo sistema lá.

Segundo a presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, um sistema totalmente integrado e digital, que acabasse com as irregularidades dentro da Junta era necessário. “A Jucec tinha que acabar com os favorecimentos externos que o sistema antigo permitia”, ressaltou a presidente. Entretanto, Rocha explicou que a adequação ao SRM não foi fácil. “Houve uma dificuldade tanto por parte dos órgãos que precisavam se integrar quanto pela aceitação da classe contábil e dos empresários. Hoje, já recebemos sobre a atuação da Junta”, esclareceu.

A presidente da Jucec, Carolina Monteiro, informou que até o final do ano a Junta quer estar com todos os municípios integrados ao Sistema. “O SRM não permite nenhum tipo de evasão, é totalmente seguro e democrático, diferente do anterior”, afirmou Monteiro. Para a presidente da Junta, a colaboração do CRCCE foi essencial para a aceitação do programa. “O Conselho nos ajudou com capacitação para os contadores, que são os mais executam o SRM, e para os órgãos. Além sempre ter de nos apoiado”, concluiu.

O Sistema de Registro Mercantil foi desenvolvido pela Junta de Minas Gerais.