Abertura do Fórum de Contabilidade Aplicada ao Setor Público 2017

20049487_1328365033927772_1134615300_oO Fórum de Contabilidade Aplicada ao Setor Público promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade teve inicio, na manhã desta quinta-feira (13), no Auditório da FEAAC da Universidade Federal do Ceará. A presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha, abriu o evento mencionando a influência de todas as áreas contábeis para a sociedade. “Esse evento é de grande importância para o contador, mesmo aqueles que trabalham em âmbito privado, pois a contabilidade é uma profissão que influencia fortemente o desenvolvimento das áreas públicas”, afirmou.

“É necessário que o profissional se atualize sobre as mudanças na legislação e dos novos sistemas dentro das instituições públicas, como o Rede Simples que já é uma realidade no nosso estado”, continuou Rocha. Ela ainda salientou a importância da participação dos profissionais tanto na aplicação desses modelos como em seu aprimoramento.

A mesa foi composta pelo coordenador da Comissão de Normas Técnicas e de Legislação Aplicadas em entidades Públicas, Wellington da Silva, pelo delegado do CRCCE em Aracati, Leonides Ferreira, por representantes do governo, prefeitura e da área pública contábil.

Palestra Lei de Acesso a Informação

Após a abertura, o Conselheiro Substituto e Ouvidor do TCE, Itacir Todero, ministrou a palestra sobre a Lei de Acesso a Informação – nº12.527/2011. “Essa lei é recente no Brasil, mas já é um tema de debate mundial, no âmbito da contabilidade a lei faz com que o profissional disponibilize de maneira mais precisa as informações, aproximando a contabilidade do cidadão e da sociedade como um todo”, explicou Todero. O Fórum segue hoje até às 18 horas, com as palestras Consórcios Públicos e Sistema de Controle de Custos, e na sexta-feira (14), a programação continua a partir das 8 horas.