Fórum de Gestão Tributária destaca planejamento na gestão dos negócios

18493488_1350001958416463_796001931_oO I Fórum de Gestão Tributária do Conselho Regional de Contabilidade destacou, na manhã deste sábado (13), um maior planejamento tributário por parte dos contadores. “Nós, contadores, lidamos com um negócio intangível, precisamos sempre estar atentos às mudanças nas leis e fazer um maior planejamento tributário”, ressaltou o PhD em Finanças e Contabilidade, Fábio Almeida, que abriu o evento com a palestra sobre Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas.

Segundo o palestrante, as principais dificuldades que os contadores encontram para fazer a declaração do imposto de renda das pessoas jurídica são sobre as obrigações acessórias e a própria apuração do imposto. “Normalmente os profissionais se perdem no entendimento sobre o que é uma contabilidade fiscal e o que é uma contabilidade societária”, explicou. Almeida chamou atenção ainda para os cuidados com as regras de dedutibilidade na apuração das pessoas jurídicas, tanto daqueles que optam pelo lucro real como pelo lucro presumido.

A segunda palestra  da manhã foi ICMS – principais pontos de conflitos entre fisco e contribuintes, com o professor Doutor em Direito do Estado, Carlos Cintra. O palestrante destacou o papel do profissional na melhoria da gestão de negócios. “O profissional da contabilidade tem exercido um papel relevantíssimo de consultor, mas do que mero agente que procede registros mecânicos, de modo a ser, cada vez mais, valorizado pela sociedade”, enfatizou.

Avaliação dos profissionais

O público presente parabenizou o CRCCE pela realização do Fórum. A qualidade dos temas, palestrantes e a oportunidade do encontro entre profissionais e empresários foram destacadas na avaliação.“É muito importante que essa atualização tributária parta da nossa entidade de classe, já que tem tantas modificações e atualizações tão rápidas nessa área”, afirmou a contadora Daniele Castro.

Para o colega Daniel Berigre, “é de muito valia que o CRCCE una a classe com os empresários neste evento, até para que ambos possam compreender as modificações que acontecem no nosso meio, onde muitas vezes não somos compreendidos pelos empresários”, concluiu.

O evento continua no período da tarde com as palestras PIS e COFINS – Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS, com Fábio Rodrigues,  e Cruzamento de Informações, com Valdemir Alves, às 13h10 e 15h10, respectivamente.