CRCCE promove palestra para atualizar profissionais sobre SPED Contábil

18575197_1355170297899629_1865480417_oO Conselho Regional de Contabilidade realizou, nesta quinta-feira (18), a palestra SPED Contábil na Prática, com o professor e coordenador da Comissão do Simples Nacional do CRCCE, Marcos Lima. O evento esclareceu dúvidas sobre as atualizações no SPED  e sobre a Escrituração Contábil Digital – ECD.

Segundo o coordenador, os principais objetivos do SPED são: fiscalização, transparência, redução de obrigações acessórias, redução de duplicidade de informações. Lima lembrou que a IN 1420/13 da Receita Federal regulamenta os procedimentos relativos às pessoas jurídicas sujeitas à tributação do imposto sobre a renda com base no Lucro Real e às tributadas com base no Lucro Presumido. As que distribuem lucros acima do resultado comparável estão obrigadas a entregar a ECD. “Com o SPED Contábil, não é necessário o profissional imprimir o livro de escrituração, com medo da fiscalização, porque já tem a ECD”, explicou.

O palesytrante ressaltou, ainda, que a nova versão do sistema da ECD já vem com o Leiaute 5, que é destinado para Escriturações do ano calendário 2016, atualizado pela ADE Cofis nº 29/17. “Na dúvida sobre como preencher a Escrituração, o profissional deve consultar o Manual de Orientação do Leiaute”, orientou.

“O SPED Contábil é uma exigência da Receita Federal, que utiliza-o para cruzamento de informações. Entretanto, muitos profissionais acham que esse cruzamento é ruim, mas não é. São informações simples, que quando prestadas corretamente, beneficia a empresa”, finalizou.

Confira todas as atualizações no site do SPED da Receita Federal: http://sped.rfb.gov.br/.