Burocracia federal foi tema no encerramento do Fórum de Gestão Tributária

18472560_1269843883113221_1698773991_oAs dificuldades para declarar os tributos perante os termos da legislação brasileira foram destaque, na tarde deste sábado (13), no encerramento do I Fórum de Gestão Tributária, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade. “O modelo de declaração atual não segue uma lógica que facilita a arrecadação logo é necessário que o profissional tenha conhecimento das leis”, afirmou o advogado e professor de MBA, Fábio Rodrigues, na palestra Os 7 erros mais comuns na apuração do PIS e da COFINS.

Rodrigues reconheceu que os profissionais acabam subestimando a complexidade do PIS e da COFINS, fato que pode gerar problemas futuros, tanto para os clientes como para o contador responsável. Segundo o palestrante, as tributações tiveram um destaque maior a partir de 2002, quando o não-cumulativo foi atribuído ao produto. Na palestra ainda se destacou a decisão do Supremo Tribunal Federal – STF de excluir o ICMS da base cobrada do PIS e da COFINS.

A palestra sobre cruzamento de informações ministrada pelo coordenador da Comissão de Normas Técnicas Aplicadas a Legislação Fiscal, Tributária e Societária, Valdemir Alves, encerrou o ciclo de palestras do Fórum. Alves destacou as mudanças tecnológicas que estão a serviço das declarações e os obstáculos que podem existir diante da legislação federal. “A tecnologia faz parte do cenário atual do profissional de contabilidade, a ferramenta do SPED é bom exemplo disso”, afirmou. “Por isso é importante que os profissionais se mantenham atentos a essas mudanças mesmo com as dificuldades enfrentadas com a legislação”, concluiu.

O evento terminou com uma mesa redonda, aberta ao público, com os palestrantes esclarecendo dúvidas sobre as questões burocráticas do mercado.