Retração econômica reduz pagamento da anuidade para 37%

_DSC4649Caiu para 37% o índice de profissionais que pagaram a anuidade do Conselho Regional de Contabilidade, até o prazo de 31 de março. O número foi apresentado pelo conselheiro e membro da Câmara de Controle Interno, José Wellignton da Silva, nesta quarta-feira (5), durante a sessão plenária ordinária do mês de abril. O tema dominou boa parte das discussões do colegiado.

De acordo com o conselheiro, o resultado foi cinco pontos percentuais abaixo dos 42% alcançados em 2016, no mesmo período, e 11 pontos abaixo do resultado de 2015, de 48%. Entre as possíveis causas para a redução da adimplência apontadas nos debates está a retração econômica, agravada com a crise política de 2016, e que ainda persistia no primeiro trimestre deste ano.

A presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, falou à reportagem do site. Reiterou a importância do pagamento das anuidades. “O Conselho e toda sua estrutura se mantêm pelas anuidades”, afirmou. “A redução da receita não diminui o rigor e compromisso que temos em atuar em prol da classe”, ponderou.

“Nós fazemos uma parte, ao oferecer descontos para o pagamento antecipado, e mesmo assim há profissionais que optam, muitas vezes por necessidade, por pagar com acréscimos”, continuou a presidente. “Lamentamos ter que reduzir o ritmo de alguns projetos, mas é uma situação que temos que respeitar”.

A sessão plenária, o encontro contou com a participação do delegado do CRCCE em Iguatu, Ramon Amorim Sena. Para a sessão de maio, foi convidada, por sorteio, a delegada de Nova Russas, Erivanda Guerreiro.