Mutirão do CRCCE orienta contribuinte na Praça do Ferreira

Praca1O Conselho Regional de Contabilidade atendeu, neste sábado (22), 150 contribuintes com dúvidas no preenchimento da declaração do imposto de renda. O mutirão foi realizado por profissionais voluntários, durante toda manhã, numa barraca armada na Praça do Ferreira. O evento abriu a programação da Semana do Profissional da Contabilidade, cuja data será comemorada na próxima terça-feira (25). A presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, coordenou o atendimento.

Entre os orientados estavam os contribuintes com menor renda e mais velhos, que têm pouco acesso a computadores conectados à internet ou que sentem dificuldade em usar o programa da Receita Federal. As perguntas mais comuns foram relacionadas aos tipos de renda que devem ser declarados e aos pagamentos que podem ser utilizados para conseguir a restituição ou para reduzir o valor do imposto a pagar. Os casos mais complicados foram indicados a procurar um profissional da contabilidade registrado no CRCCE.

Mais velhos

Irene da Silva Costa (75) estava há dois anos sem declarar, porque desconhecia os documentos necessários. Depois de se orientar com um profissional da contabilidade, ela vai se regularizar perante a Receita. “Vou pedir ajuda de algum contador e deixar tudo direitinho”, prometeu. Murilo Bezerra (74) não sabia que rendimentos deveria declarar, que comprovações deveria ter em mãos e tem dificuldade em obter as informações. “Não sei usar a internet, nesse momento esse mutirão é muito oportuno para mim”, afirmou. A declaração 2017 pode ser enviada até a próxima sexta-feira (28). Até lá, as dúvidas de contribuintes profissionais podem ser esclarecidas gratuitamente pelo serviço Zap Leão, pelo número (85) 98407-9690.

Também participaram do atendimento o vice-presidente de Relações Institucionais, Vanderley Viana; as conselheiras Cláurea Tavares e Cláudia Dias, o coordenador do CRCCE Jovem, Kildare Damasceno, e integrantes da comissão. Estiveram presentes representantes de entidades parceiras como a SDE de Fortaleza, a CDL e o Serasa.

Ainda na comemoração da Semana do Profissional da Contebilidade o CRCCE proverá diversos eventos, confira todos no link: https://www.crc-ce.org.br/2017/04/programacao-semana-do-contabilista-2017-crcce/