Clara Germana: “Contador deve participar das tomadas de decisões na gestão pública”

18042865_1323092764440716_1504711196_oA presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha, defendeu, nesta terça-feira (18), a partição do profissional de contabilidade nas tomadas de decisões na gestão pública. O pronunciamento foi feito durante a palestra Contador Público: importância para uma boa gestão, ministrada pela presidente no programa Mais Capacidades, em Jaguaruana.

Segundo a presidente, “os administradores públicos não escutam os contadores nas tomadas de decisões e, depois que algo dá errado, querem que consertem de qualquer jeito”. A presidente falou que o profissional da contabilidade no setor público é o responsável por coletar, registrar e controlar os atos e fatos relacionados do município em que trabalha. “Atualmente, são poucas as prefeituras que têm transparência com seus contadores, que passam as informações honestas para que os profissionais os orientem”.

Para Clara Germana, prefeituras e câmaras municipais devem ter uma equipe com conhecimento técnico auxiliando a administração. “Deve haver um esforço dos gestores para reestruturar os setores públicos, não basta entender de política sem saber administrar, lidar com esses dois pilares é essencial para uma boa gestão”, afirmou. “O contador não deve ser conivente com uma má gestão”, concluiu.