Sistema CFC/CRCs define inscrição do Enecon para março

cfc-reuneAs inscrições para o 13º Encontro Nordestino de Contabilidade será aberto em março. A informação foi dada pela presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha, ao final da reunião dos presidentes dos Conselhos Regionais, realizada no Conselho Federal de Contabilidade, durante dois dias (14 e 15), em Brasília (DF). O Enecon será de 2 a 4 de agosto, no Centro de Convenções de Natal. “Será um grande encontro e o Ceará, como estado vizinho, levará uma grande delegação”, afirmou a presidente.

Durante o encontro do Sistema CFC/CRCs, os presidentes discutiram o planejamento estratégico, governança e gestão de risco. Um dos objetivos do CFC é adotar uma ferramenta de controle, com o intuito de melhorar a qualidade dos serviços. Em 2016, foi instituído, por meio da Portaria CFC n.° 237/16, o Comitê de Gestão de Riscos do Conselho Federal de Contabilidade, com o objetivo de aumentar a eficácia e eficiência no desempenho de atividades e a consequente redução de riscos nos processos.

cfc-reune1Gestão de risco

Segundo a Instrução Normativa Conjunta n.° 1 MP/CGU, de 10/5/2016, “Gestão de riscos é o processo para identificar, avaliar, administrar e controlar potenciais eventos ou situações, para fornecer razoável certeza quanto ao alcance dos objetivos da organização”.

De acordo com a mesma instrução, “Governança Corporativa é a combinação de processos e estruturas implantadas pela alta administração para informar, dirigir, administrar e monitorar as atividades da organização, com o intuito de alcançar os seus objetivos”.

Planejamento Estratégico

Há dez anos, presidentes, conselheiros, diretores e coordenadores do CFC traçaram o  planejamento estratégico do Sistema CFC que criou um Sistema de Gestão da Qualidade no CFC e que vem promovendo a integração dos projetos do Plano de Trabalho com os Regionais.

O mapa estratégico do Sistema prevê, entre outros avanços, fortalecer a imagem do Sistema CFC/CRCs e da profissão contábil perante a sociedade, firmar parcerias estratégicas e atuar como fator de proteção da sociedade.

(Com informações e foto do: cfc.org.br)