Nota do CRCCE repudia Globo por ofensa à classe

NovelaO Conselho Regional de Contabilidade repudiou em nota o que considerou uma ofensa a classe contábil, proferida na fala de um personagem da telenovela Sol Nascente. O repúdio foi manifestado nesta terça-feira (7), depois que o Conselho Federal de Contabilidade manifestou em ofício o seu descontentamento diante da ofensa. Afirma a nota do CRCCE, assinada pela presidente, Clara Germana Rocha.

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará vem a público manifestar o seu repúdio à afirmação veiculada na novela Sol Nascente da Rede Globo de televisão, em capítulo exibido no dia 3 de fevereiro, em que o personagem interpretado pelo ator Francisco Cuoco afirma que “…contador é tudo trambiqueiro”.

Alinha-se, desta forma, ao Ofício nº127/2017 CFC-Direx, datado de 6 de fevereiro, enviado ao diretor do Departamento de Dramaturgia da TV Globo, Silvio de Abreu, em que afirma ser “muito perigoso que um veículo de comunicação de massa, como a Rede Globo, entre nas casas das pessoas e reproduza, por meio de seus programas, generalizações equivocadas que atingem a conduta e a dignidade de centenas de milhares de profissionais”.

E, finalmente, solidariza-se aos 13 mil profissionais da contabilidade no estado do Ceará que foram menosprezados e desrespeitados em sua honra.

Fortaleza, 07 de fevereiro de 2017

Clara Germana Rocha