Presidente do CRCCE fala a estudantes da UVA sobre o início da carreira

SONY DSC

Carreira Contábil – desafios e perspectivas no início da profissão foi o painel em que a presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha, tomou parte, nesta quinta-feira (12), no auditório da Universidade Vale do Acaraú-UVA, em Sobral.

A promoção foi da Agência Júnior de Consultoria Contábil do curso de Ciências Contábeis da UVA, que também teve a participação do delegado do CRCCE em Sobral, Eliélder Clares, e do coordenador regional, Felipe Felix.

A presidente do CRCCE explicou os objetivos da entidade de registrar, fiscalizar e promover a educação continuada do profissional. “É um grande apoio para o profissional que quer se qualificar, desde o início de carreira”, afirmou. Em seguida, citou a atuação do CRCCE Jovem, “que acompanha o profissional desde a faculdade”.

Clara Germana foi perguntada sobre os entraves para abrir um escritório contábil. Ela reconheceu a influência da dificuldade financeira e a possível concorrência desleal no preço dos honorários. E apontou que “a maior dificuldade é o profissional conhecer o seu negócio, a atividade, e saber o que quer”.

A convidada também deu dicas, como entrar no mercado oferecendo serviços de departamento pessoal, fiscais e contábeis, e sugeriu começar o empreendimento com um sócio “que complemente”. E aconselhou: “Não precisar ter amizade, a questão é profissional”. Ao final, respondeu perguntas do público.