Pleito atendido: secretário da Fazenda anuncia flexibilização no SANFIT

sefaz

O secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho, anunciou, nesta terça-feira (10), a flexibilização de procedimentos no Sistema de Alteração de Notas Fiscais – SANFIT, conforme solicitado pelo Conselho Regional de Contabilidade. “Agora os valores da mercadoria e impostos serão lançados no sistema pela empresa para, posteriormente, a Sefaz averiguar”, afirmou o secretário. “Se o valor declarado não estiver correto, serão cobrados multas e juros pelo lançamento indevido”, completou.

O anúncio foi feito durante a palestra que fez para um auditório lotado de contadores, economistas, advogados e empresários, na terceira edição do Ciclo de Conversas Café de Negócios, realizada pela Junta Comercial do Ceará – Jucec. O encontro teve como tema Modernização Administrativa no Âmbito da Legalização de Empresas e o seu Impacto no Desenvolvimento Econômico, e contou com a participação do ex-governador Ciro Gomes, que falou sobre a conjuntura econômica brasileira.

Presidente da Jucec

O evento foi aberto pela presidente da Jucec, Carolina Monteiro, que fez  um balanço da implementação da Redesimles no Ceará. O sistema integrará todos os órgãos envolvidos no processo de registro de empresas, “o que oferece uma celeridade no processo e ainda contribui para o aumento da arrecadação do Estado, já que é uma forma menos burocratizada”, afirmou a presidente. “Isso vai impactar positivamente no desenvolvimento econômico do Ceará”, concluiu.

Presidente do CRCCE

A classe contábil foi representada pela presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Clara Germana Rocha. “Estamos muito felizes com o diálogo com a Sefaz e com o resultado desse diálogo”, afirmou a presidente do CRCCE, numa referência à conquista da flexibilização no SANFIT. “E estamos otimistas com a disponibilidade manifestada pelo secretário Mauro Filho de conversar sobre a Instrução Normativa 54, onde também há pontos a melhorar”, completou.