Fiscalização ultrapassa meta antes de fechar o ano

15321652_1091883597577063_1105108194_oA Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Regional de Contabilidade realizou 1.044 ações de fiscalização em organizações contábeis, empresas comerciais, entidades sem fins lucrativos, órgãos públicos e profissionais até outubro deste ano – 30,5% a mais que a meta estimada para o período. O número é parte do balanço apresentado pela Vice-presidente de Fiscalização do CRCCE, Joana de Lima, na sessão plenária de novembro, realizada nesta quarta-feira (30).

De acordo com o balanço, a quantidade de processos julgados pelo CRCCE, nos primeiros dez meses do ano, foi de 494, correspondendo à aplicação de multas e penalidades éticas. O relatório também aponta que 37,80% das infrações (338) foram resolvidas sem a necessidade de um processo ético ou de fiscalização.

“O Conselho prioriza ações preventivas de fiscalização, para evitar a lavratura do auto de infração”, explicou a coordenadora da Fiscalização, Lúcia Negreiros. “Mesmo depois de lavrado o auto de infração, o profissional tem assegurado o direito da ampla defesa e do contraditório em todas as fases do processo”, completou.

Decore

O número de emissões de Declarações Comprobatórias de Percepção de Rendimento – Decore até outubro diminuiu em comparação ao mesmo período do ano passado. Caiu de 11.356, em 2015, para 2.567 emissões. O relatório aponta ainda que 275 organizações contábeis, entre empresários individuais e sociedade, foram registradas, depois de fiscalizadas pelo CRCCE.