CRCCE sugere criação de sistema para parcelamentos no FGTS

fgtsO Conselho Regional de Contabilidade levou à Caixa Econômica Federal a sugestão de criação de um sistema para melhor armazenar as informações de parcelamentos referentes ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS. As indicações foram feitas pelo conselheiro Ricardo Carvalho Negreiros, durante reunião ordinária do Conselho de Clientes de FGTS, realizada nesta terça-feira (6). As sugestões foram recebidas pela gerente de filial do Fundo de Garantia de Fortaleza, Andrea Vieira Novais.

Segundo Negreiros, há problemas na realização de pagamento de parcelas do FGTS, decorrentes da dificuldade de controlar os valores a serem individualizados em cada parcelamento, quando uma competência é divida em mais de uma prestação. “Não existe um sistema específico para o cálculo de parcelamentos”, afirma o conselheiro. “Então sugerimos que isso fosse criado, uma vez que essas são informações que transmitimos todos os meses”, completa.

Outro problema apresentado pelo CRCCE durante a reunião foi a dificuldade na realização de recálculos para o FGTS. “Sempre precisamos fazer novamente a GFIP quando precisamos de um recálculo”, afirma Negreiros. “Com as informações já no portal, não deveria ser difícil também a emissão de segundas vias”, completa.

Para a presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, é essencial que haja esta representação no Conselho de Clientes de FGTS. “O encaminhamento de demandas influencia diretamente no dia a dia da classe contábil”, comenta. “Matérias como a sugestão de melhorias para o sistema da Caixa contribuem para um trabalho mais ágil e fluido”.