Seminário de Prestação de Contas chega a Fortaleza

seminarioA etapa de Fortaleza do Seminário de Prestação de Contas Eleitorais, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade, teve início na manhã desta quarta-feira (24) com a realização de duas palestras seguidas de debate com os participantes. A solenidade de abertura contou com a presença da presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha e autoridades da Justiça Eleitoral.

“Queremos assegurar a lisura das Eleições 2016. Nossa comissão especial de Prestação de Contas tem trabalhado dia e noite, com capacitações e também pelo Zap Eleição, sempre respondendo às perguntas que chegam”, lembrou a presidente do CRCCE, durante a fala de abertura. “E vamos continuar trabalhando até o fim das Eleições”, concluiu.

Na primeira palestra do dia, o juiz Marcelo Roseno de Oliveira falou sobre a atuação da Justiça Eleitoral nos pleitos municipais deste ano e ressaltou a importância da participação popular para a garantia de eleições limpas. “A prática do Caixa 2 preocupa e nós precisamos construir coletivamente o combate a isso”, afirmou. “O controle da sociedade civil me parece uma ideia interessante”.

Antes da abertura para perguntas do público, também foi realizada palestra sobre os aspectos jurídicos das eleições, com o presidente da Comissão Especial de Combate à Corrupção da OAB-CE, Rafael Mota Reis, que abordou temas como os limites de gastos impostos pela legislação, as campanhas de agentes públicos e a utilização de novas tecnologias na fiscalização de candidaturas.

A programação segue até o final do dia, encerrando o circuito de 20 seminários realizados em todo o Ceará.