Primeiro dia do Zap Eleição revela principais dúvidas de candidatos e eleitores

Zap_celularMuitas dúvidas sobre a contabilidade eleitoral foram reveladas no primeiro dia de funcionamento o Zap Eleição, o serviço de informação gratuito disponibilizado pelo Conselho Regional de Contabilidade, por meio do aplicativo Whatsapp – número 98698.3248 (para ligações de fora de Fortaleza, acrescentar o número 85).

O atendimento começou na tarde desta segunda feira (18) e foi interrompido 24 horas depois, quando a Justiça do Rio de Janeiro determinou o bloqueio do aplicativo em todo o país.

“Foi tempo suficiente para testar o Zap Eleição e perceber que ele veio para prestar um grande serviço para profissionais da contabilidade, candidatos e eleitores”, reagiu a presidente do CRCCE, Clara Germana Rocha, ao avaliar o conteúdo das primeiras perguntas. Segundo a presidente, “o serviço está mantido, aguardando apenas o retorno do funcionamento do aplicativo, para voltar a tirar dúvidas”. Pedido neste sentido foi apresentado pela empresa do Whatsapp, que espera uma posição favorável da Justiça.

De acordo com o coordenador do Zap Eleição, Pinheiro Júnior, a primeira dúvida encaminhada veio de um eleitor interessado em saber quem pode doar (valores em dinheiro para candidaturas) e quais são os limites de doação para Fortaleza. Da parte de um candidato, a pergunta de estreia indagou sobre a obrigatoriedade e características da contratação de advogado e de contador. Outras dúvidas foram quanto ao limite de gastos para candidatos e às exigências do extrato bancário diário e da informação de receitas a cada 72 horas.

Também compõem a equipe de contadores do Zap Eleição Zacarias Júnior, Hélder Medeiros, Cláudio Freitas, Ronaldo Calixto, Antônio Avartanhas, Cláudia Dias e Luana Aguiar.