Wesmey da Silva fala de “mudanças significativas” no Manual do SIM de 2016

Foto WesmeyO  Tribunal de Contas do Município-TCM apresentará a nova versão do Manual do Sistema de Informações Municipais-SIM, em ato que será realizado às 9 horas, de segunda feira (7), na sede do Conselho Regional de Contabilidade.

O SIM 2016 tem como objetivo subsidiar as atividades de controle externo exercidas pelo TCM e demais órgãos de controle, além de promover a transparência da gestão dos recursos públicos e fomentar o controle social.

“O Manual conta com mudanças significativas, que devem ser observadas por todos os municípios do Estado do Ceará”, afirmou o coordenador da Comissão de Normas Técnicas e de Legislação Aplicada às Normas Públicas do CRCCE, Wesmey da Silva, em entrevista ao site.

CRCCE – O Manual SIM avança em que pontos, em relação ao do ano passado?

Wesmey da Silva – Dentre as principais mudanças estão à recepção de informações com base no novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, informações da execução orçamentária com base nas fontes de recursos, conforme previsto no art. 50 da Lei de Responsabilidade Fiscal, e os consórcios públicos, que também devem obedecer aos novos padrões da contabilidade pública e deverão encaminhar suas informações contábeis, orçamentárias e patrimoniais para o TCM através do SIM.

CRCCE – Que contribuição o CRCCE apontou esse ano ao SIM?

Wesmey da Silva – O CRCCE, por meio da Comissão de Normas Técnicas e Legislação Aplicadas aos Entes Públicos, com presença marcante também da Presidente Clara Germana, participaram ativamente das discussões com o TCM sobre as novas regras de contabilidade. Foram diversas reuniões tratando de conceitos, procedimentos e outros pontos de interesse tanto do TCM quanto da classe contábil.

CRCCE- Haveria algo mais importante que o senhor destacaria?

Wesmey da Silva – Quando as instituições públicas, neste caso TCM-CE e CRCCE, unem forças com um objetivo comum e quem ganha é a sociedade. Ações como essa munem o controle social de ferramentas para efetivo controle das contas públicas.

CRCCE- Como é esse diálogo com o TCM? Qual a metodologia?

Wesmey da Silva – O diálogo foi sempre muito franco e aberto, vale destacar que o TCM de fato abriu as portas para o diálogo com a casse contábil e em contrapartida o TCM colherá frutos desta relação. Particularmente visualizo essa relação TCM-CE e CRC-CE como uma via de mão dupla, onde todos ganham.

CRCCE- O TCM reconhece o valor da contribuição do CRC?

Wesmey da Silva – Sim, o TCM vem destacando, inclusive nos seus sites, que houve uma valorosa contribuição do CRC-CE na elaboração do novo Manual do SIM.