Comissão do SPED explica escrituração digital na FCDL

O Conselho Regional de Contabilidade levou dois conferencistas de peso, ao primeiro encontro de trabalho com os lojistas cearenses, realizado nesta segunda feira (17), na Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas. O integrante da Comissão do SPED, Jonathan Abreu falou sobre o eSocial, que entra em vigor em 2016, padronizando a informação de 42 eventos, em tempo real, para cinco diferentes entes do Estado brasileiros, entre eles a Receita Federal e os ministérios da Previdência e do Trabalho.

“Não vai ser preciso mais um fiscal para verificar cada loja, está tudo informado, basta o cruzamento das informações entre as instituições irmãs, ninguém vai escapar”, alertou Abreu. Para o conferencista, o novo sistema deve ser visto pelo lado positivo de forçar que as empresas se organizem em relação à mão de obra que empregam. “O problema é de cultura”, afirmou. “Você vai ter que informar tudo para o seu sócio, que é o Governo Federal”, completou.

O coordenador da Comissão do SPED, Fellipe Guerra, explicou que 95% das empresas erram ao informar no novo sistema de escrituração digital. “O empregado que dá entrada do produto na loja ou que faz o faturamento tem que estar preparado”, alertou o especialista. “O contador não tem o poder de voltar atrás e cortar o que foi errado na nota fiscal”, argumentou. “Esta é uma oportunidade para a empresa fazer uma revisão de processos e a redução de custos tributários”, concluiu.